Metade do caminho foi percorrido. E após 19 rodadas da Série B 2023, o Juventude atingiu a meta de pontuação imposta pela comissão técnica. Diante do Ceará, no domingo (23), a vitória por 1 a 0 deu aos comandados de Thiago Carpini os tão desejados 30 pontos ao final do primeiro turno. Mas para conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro em 2024, o time terá que fazer mais. O clube é apenas o oitavo colocado na competição nacional, com 53% de aproveitamento.
— O projeto é sempre somar. A gente lamentou o empate com ABC, com o Ituano. Lamentamos muito mais as derrotas para Tombense e Sport. Se sempre conseguirmos somar, teríamos dois pontos a mais e talvez com um outro discurso. Então, agora é potencializar o que se tem feito de bom e valorizar a entrega dos atletas e a capacidade deles. Quem faz a pontuação são eles. Quem dá uma resposta ao torcedor são eles. A gente dá o suporte e mostra o caminho — analisou Thiago Carpini.
No cenário atual, o quarto colocado da Série B é o Vitória, com 34 pontos. A equipe baiana ainda tem um jogo a cumprir, nesta segunda-feira (24), diante da Chapecoense. Se triunfar diante dos catarinenses, o quarto colocado passa a ser o Sport, com 35 pontos. Neste caso, para conquistar a quarta vaga ao final das 38 rodadas, o Ju teria que fazer, na projeção atual, entre 68 e 70 pontos. Mas o presidente Fábio Pizzamiglio aposta que a média vai baixar no returno da competição.
— Historicamente, o segundo turno tem uma pontuação menor. Mas ao mesmo tempo, a gente projeta 64 pontos pra termos o acesso. Todas as nossas projeções foram baseadas nisso e a gente acabou alterando um pouquinho no primeiro turno por causa da nossa baixa pontuação no início — revelou o mandatário alviverde.
Nas primeiras seis rodadas da Segunda Divisão, o Juventude fez apenas três pontos em 18 disputados. Com a chegada do técnico Thiago Carpini, o Verdão reagiu na competição. Com o novo comandante o time somou 27 pontos dos 39 em disputa.
— Fizemos 69% de aproveitamento desde a minha chegada. É muito ponto. Isso não passa batido. E tenho certeza que se conseguimos nos manter muito próximo, vamos brigar pelo acesso. Nos últimos anos tem se falado em 52 a 55% de aproveitamento no G-4. Esse ano, o nível está mais alto, mas tende a diminuir no returno — garantiu o técnico.
Logo nas primeiras seis rodadas do returno, o Verdão terá pela frente cinco rivais que estão atualmente entre os dez melhores na Série B: Botafogo-SP (10º), Novorizontino (1º), Vila Nova-GO (2º), Guarani (6º) e Mirassol (7º).
— É uma sequência de confrontos diretos. É hora de se fortalecer e ser mais forte em casa. Por isso, sempre tenho citado a paciência e as críticas, cobranças e apoio. Tudo faz parte do processo e nos tornamos mais fortes dentro da nossa casa com esse apoio — apontou Carpini.
Juventude no 1º turno da Série B
:: 8º lugar, com 30 pontos:
:: 19 jogos, 53 % de aproveitamento
:: Nove vitórias, três empates e sete derrotas:
:: Sétimo melhor ataque, com 21 gols marcados:
:: Nona melhor defesa, com 18 gols sofridos;
:: Nono lugar como mandante: nove jogos, cinco vitórias, um empate e três derrotas;
:: Sexto melhor visitante: 10 jogos, quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas.