Em sua primeira grande competição internacional, o judoca Yago Obroslak, de 13 anos, do Recreio da Juventude, garantiu a medalha de ouro no Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru.
O jovem atleta caxiense havia se classificado para a competição, no peso médio (-64kg) da categoria sub-15, através do vice-campeonato na Seletiva Nacional, realizada no Rio de Janeiro, no início de junho. No Peru, ele teve uma campanha perfeita. Venceu por Ippon a um competidor canadense e a outro chileno. Na semifinal, o confronto mais duro, contra um judoca norte-americano.
Na final, o atleta do Recreio teve pela frente o canadense Matthew Molchanov. O judoca caxiense preciso de pouco mais de 30 segundos de combate para aplicar um golpe perfeito no atleta do Canadá e dar o Ippon que garantiu o título pan-anamericano.
— A participação do Yago no Pan foi de uma apresentação de luxo, impecável. Procurou o Ippon o tempo inteiro. Foi inteligente em saber administrar quando tinha oponentes mais difíceis, como o americano, que foi o único que ele não derrotou por Ippon. E o que mais nos impressiona nele é o fato de ser tão frio nas horas que mais necessita. Dele ser frio e gelado. É só o início de uma caminhada brilhante que esse guri tem pela frente — comemorou o técnico Giovani Cruz.
A conquista em Lima coroa uma ótima temporada de Yago, que vem somando excelentes resultados em nível estadual e nacional.