O judoca Yago Obroslak, de 13 anos, terá sua primeira grande competição na carreira a partir da próxima sexta-feira (14). O atleta do Recreio da Juventude será um dos representantes do Brasil no Pan-Americano de Judô sub-13 e sub-15, em Lima, no Peru.
A classificação do jovem atleta caxiense para a competição, no peso médio (-66kg) da categoria sub-15, veio através do vice-campeonato na Seletiva Nacional, realizada no Rio de Janeiro, no início de junho.
— Minha expectativa está alta, estou bastante confiante que vou ter um bom resultado — afirmou Yago, que mostrou seu poder de combatividade na Seletiva e está em uma crescente dentro da modalidade.
Para o técnico Giovani Cruz, a ida do judoca para o Pan-Americano consolida uma boa evolução do jovem, que apresenta grande potencial dentro da modalidade.
— O Yago é um garoto que vem se destacando desde o ano passado na categoria sub-15. Ele obteve conquistas bem importantes, como o terceiro lugar da Copa Rio Internacional, uma competição dificílima e com atletas de todo o país, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Regional e ganhou tudo o que podia dentro do Estado. E isso está se repetindo nesse ano. Ele ganhou praticamente todas as competições que disputou, inclusive o Brasileiro Regional. A exceção foi a Seletiva Nacional — explicou Cruz, valorizando o comprometimento do atleta e a importância dessa participação para todo o Judô do Recreio:
— É um menino que procura não faltar treino, está sempre em evolução e a cada vez que que bota o pé no tatame é para realmente treinar, não tem brincadeira, por mais que seja ainda uma idade em que não forçamos tanto, deixamos eles decidirem por si e qual é o caminho que eles vão querer pro futuro. E agora embarcando para uma grande realização, num sonho pessoal dele e do nosso departamento em retomar conquistas de nível internacional através das categorias de base. Acredito que ele é um forte candidato a medalhar lá e vamos torcer bastante para que venha a dourada.
Yago viaja nesta terça-feira para o Peru. Na sexta-feira, ocorre a pesagem da categoria sub-15, com os combates ocorrendo no sábado. O Judô é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude – Despertar Olímpico e tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).