Aos 18 anos, Ruan tornou-se o "xodózinho" da torcida do Juventude na Série B. O atleta empolga a papada em lances de pura personalidade e imposição. Quando vai pra cima dos marcadores, dele se espera uma boa jogada de ataque. Como foi contra o ABC, quando o jovem entrou e cavou o pênalti convertido por Nenê.
E a joia da base alviverde foi premiada pelo seu talento com um contrato novo. Ruan teve seu vínculo prorrogado, automaticamente, até o final de 2026.
— Muito por conta da meritocracia, a partir de uma quantidade de jogos — revelou o diretor do comitê gestor do Ju, Almir Adami.
O contrato profissional de Ruan foi assinado em agosto do ano passado. O garoto fez a estreia com a camisa alviverde no empate em 1 a 1 diante do Avaí, no Alfredo Jaconi, pelo Brasileirão. Depois de entrar em campo 11 vezes em 2022, Ruan teve nesta temporada uma minutagem um pouco maior. Mesmo sem ser utilizado no Gauchão, já são 17 jogos em 2023, com um gol e uma assistência.
Além de estender o vínculo, o atleta recebeu uma valorização salarial. O clube também se protegeu com uma multa rescisória considerada alta para os padrões do futebol brasileiro.
Recentemente, o presidente Fábio Pizzamiglio revelou em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, que Ruan e também o volante Gehring haviam recebido propostas do Exterior. Mas o clube entendeu que naquele momento o melhor seria a permanência e valorização dos jogadores no Alfredo Jaconi.
— Eles têm 18 anos. Podem rodar um pouco mais no clube, valorizar mais. É claro que se vier uma proposta muito boa, que faça brilhar os olhos, vamos repensar. A ideia sempre nas negociações é ficar com algum percentual, pensando também nessa valorização. A gente sabe que os dois vão dar retorno. Eles passaram por alguns momentos no Juventude, positivos e negativos, e são ótimos jogadores. Vão se valorizar e temos tempo para analisar bem as propostas — destacou Pizzamiglio.