Uma das marcas do Juventude de Thiago Carpini durante os últimos jogos na Série B é a consistência defensiva da equipe. Nos sete jogos de invencibilidade, a defesa alviverde só sofreu três gols.
E um do muros no caminho dos adversários tem sido o goleiro Thiago Couto. Aos 24 anos, o jogador assumiu a titularidade no gol do Ju na quarta rodada da competição, diante do Guarani. E depois de momentos cambaleantes, quando foi questionado por sofrer gols de fora da área, como na vitória sobre o Londrina, por 2 a 1, o camisa 1 tem se destacado por fazer defesas difíceis nas últimas partidas.
— Eu avalio o momento como positivo, principalmente pelos últimos três jogos. Estamos sem tomar gols e numa sequência muito boa. Eu fico feliz de estar recebendo essa oportunidade. Trabalho bastante pra isso e espero dar continuidade — apontou o jogador.
O Juventude está há três jogos sem tomar gol na Segunda Divisão. O último gol sofrido foi aos 32 minutos do primeiro tempo, diante do ABC, no empate em 1 a 1 no Alfredo Jaconi. No total, o goleiro atuou em 17 jogos na Série B, com 14 gols sofridos.
Defesa do Ju nos últimos sete jogos:
:: Três gols sofridos;
:: Último gol sofrido foi no empate em 1 a 1 contra o ABC;
:: Últimos três jogos: Ponte Preta 0x0 Juventude, Juventude 1x0 Ceará e Botafogo-SP 0x2 Juventude.
Construção de jogo
O estilo implantado pelo técnico Thiago Carpini também chama atenção. A construção do jogo parte com a saída de bola no chão com Thiago Couto. O goleiro alviverde é o que mais participa do jogo com os pés dentro os 20 que atuam na Série B 2023.
— A gente tem um estilo de jogo que preza por isso. O Carpini pede muito que saiamos jogando desde lá de trás, tendo coragem pra tocar a bola. Claro que é uma maneira arriscada. Vão acontecer erros e acertos, mas o saldo tem sido bem positivo. Treinamos bastante pra isso. Então temos que cada dia aprimorar mais pra minimizar os erros — avaliou o goleiro, que ainda completa:
— Desde que o Carpini chegou passamos a ter uma maneira clara de jogar, seja atacando ou defendendo. E eu acho que com o tempo isso vai se aprimorando cada vez mais. Vamos nos consolidando e aprimorando estes números. Todo mundo treina e cada um dá o seu melhor. Entrega a vida dentro de campo — apontou o arqueiro.