A saída do técnico Pintado, após 58 dias no comando do Juventude, fará a direção alviverde recomeçar pela terceira vez na atual temporada. Primeiro com Celso Roth, segundo com Pintado e, agora, com o novo comandante. O grande objetivo é o acesso à Série A, mas com o desempenho atual, ficará cada vez mais difícil.
Neste momento, a definição passa pela direção alviverde. Então, o Pioneiro em GZH lista três possíveis nomes como alternativa para substituir Pintado no Juventude. O primeiro deles é alguém que conhece bem o elenco e o clube. O auxiliar Adaílton Bolzan comandou interinamente a equipe nos últimos três jogos do Campeonato Gaúcho com um empate no clássico Ca-Ju e duas vitórias diante do Esportivo e Brasil-Pel. Há a possibilidade da efetivação do profissional.
Adaílton era atacante e foi jogador do Juventude. Fora das quatro linhas, ele se preparou com cursos A e B da UEFA e fez estágio com grandes técnicos como Carlo Ancelotti, na época do Napoli, e Gian Gasperini, na Atalanta (ITA). Em abril do ano passado, assumiu como auxiliar-técnico do sub-20. Após a saída de Umberto Louzer, em outubro, passou a integrar a comissão técnica do time profissional.
Outro nome possível é Thiago Carpini, 38 anos, técnico vice-campeão paulista com o Água Santa neste ano. O treinador estreou na função em 2019 como interino no Guarani. Depois foi efetivado e ficou quase um ano no cargo. Depois, treinou Oeste, Inter de Limeira, Santo André, Ferroviária e Água Santa. O treinador trabalhou com o atual executivo alviverde Julio Júlio Rondinelli na ótima campanha do Paulistão. O Água Santa não tem calendário de competições no segundo semestre e só garantiu a vaga na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.
Por fim, outro nome possível e que foi sondado pelo Juventude antes mesmo de Pintado é de Daniel Paulista, 41 anos. Ele foi jogador, inclusive do Ju em 2005, e terminou a carreira em 2014, no ABC. Em 2016, virou auxiliar de Osvaldo de Oliveira e treinou Sport na Série A. Livrou o time do rebaixamento e comandou o Leão por mais um período em 2017. Treinou o Boa Esporte e no Confiança, conquistou o acesso para a Série B em 2019. No ano seguinte, voltou ao Sport e, na sequência, defendeu novamente o Confiança. Em 2021, foi para o Guarani e lá teve 22 vitórias, 18 empates e 18 derrotas, aproveitamento de 48,2%.
Seu último trabalho foi no CRB entre maio e novembro do ano passado. Foram 30 jogos e teve 51,1% de aproveitamento. 12 vitórias, 10 empates e oito derrotas. A equipe estava na 10ª posição da Série B, com 50 pontos.