Depois de buscar em Belo Horizonte uma parceria com o Cruzeiro, após a realização do jogo-treino na quinta-feira (6), o Juventude pode estar ganhando outra alternativa de mercado para trazer atletas e qualificar o elenco para a disputa da Série B. Com o jogo entre Grêmio e Santos, pela primeira rodada do Brasileirão 2023 confirmado para o Alfredo Jaconi, o Alviverde estuda com o Tricolor qual vai ser a contrapartida pelo empréstimo do estádio.
O Grêmio não poderá jogar na Arena na estreia por conta de uma punição sofrida pelo STJD em 2022. Na época, o Tricolor foi punido após uma briga entre a torcida, na partida diante do Cruzeiro. Depois de cumprir parte da suspensão, restava ainda a pena de um jogo fora da Arena em 2023.
Existem três possibilidades de contrapartida ao Ju pelo aluguel do Jaconi. O Grêmio seria responsável pela administração do estádio no domingo, dia 16, e pelas despesas, pagaria uma quantia a ser ajustada entre os clubes pelo uso do estádio.
Na segunda hipótese estudada entre os clubes, o Tricolor poderia ceder por empréstimo algum atleta que faça parte do elenco principal e pouco utilizado pelo técnico Renato Portaluppi ou alguns atletas das categorias de base que possam ganhar mais espaço em Caxias do Sul.
O Juventude não descarta também acertar com o Grêmio a devolução do lateral-esquerdo Guilherme Guedes. Uma vez que o elenco precisa ser enxuto para a Série B, na medida em que reforços foram contratados para a competição e aumentaram a folha salarial do clube.
O que pode dificultar o encerramento do vínculo com o Verdão é que o lateral ainda se recupera de uma lesão muscular e o Ju não pode desfazer o vínculo até que o atleta esteja plenamente recuperado. Além disso para a posição, o Verdão trouxe Romário do Santo André e conta com o jovem Da Rocha, da base.
Alan Ruschel também poderá deixar o Alfredo Jaconi, mas o Alviverde encontra dificuldades em recolocá-lo no mercado antes do fim da janela de transferências, no dia 20.