O Caxias ficou no empate com o Grêmio, em 1 a 1, no jogo e ida da final do Campeonato Gaúcho. Com o resultado de igualdade, o time grená está a uma vitória de conquistar o seu segundo título estadual na história. Para ser campeão, os comandados do técnico Thiago Carvalho precisam vencer por qualquer placar no próximo sábado (8), às 16h30min, na Arena, em Porto Alegre.
A equipe grená está a 13 partidas sem perder no Campeonato Gaúcho. Essa é a segunda maior invencibilidade da história do clube. O único tropeço neste Gauchão foi na estreia da competição, justamente diante do Grêmio. Após sair vencendo por 1 a 0, sofreu a virada por 2 a 1, no Centenário. Depois disso, foram cinco vitórias e oito empates.
Aliás, os últimos três confrontos do Caxias terminaram empatados, dois diante do Inter e o 1 a 1 com o Grêmio, no confronto de ida da grande decisão da competição estadual. Em caso de um novo empate do Caxias contra o Grêmio, a decisão será na disputa de pênaltis.
Pelo regulamento, o Gauchão não dá vantagem de resultados iguais para quem fez a melhor campanha geral. Por isso, que dois empates, leva para as penalidades. Se perder a partida na Arena em Porto Alegre, o Caxias ficará com o vice-campeonato pela quarta vez na história (1990, 2012 e 2020) e o Grêmio leva pela sexta vez consecutiva.
A campanha do Caxias neste Campeonato Gaúcho tem 14 jogos até o momento, com cinco vitórias, oito empates e uma derrota. Foram 22 gols marcados e 14 sofridos. Um aproveitamento de 54,7%. O centroavante Eron, com quatro gols marcados, é o artilheiro da equipe na competição.
Do que o Caxias precisa para ser campeão
- Vitória do Caxias - Caxias campeão
- Empate por qualquer placar - disputa nos pênaltis
- Vitória do Grêmio - Grêmio campeão