Faltam apenas 12 dias para o fechamento da primeira janela de transferências do mercado brasileiro em 2023. E a direção do Juventude pretende dar ao técnico Pintado novas opções para que o treinador monte um time competitivo, em condições de brigar pelo acesso na Série B. A prioridade dos dirigentes alviverdes está na busca por atacantes.
O time marcou 17 gols em 12 jogos oficiais na temporada, todos no Campeonato Gaúcho. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado na primeira fase justamente por não ter a capacidade de fazer um gol no São Luiz, em Ijuí, uma vez que jogava pelo empate para avançar.
O técnico Pintado retornou ao Alfredo Jaconi prometendo um time agressivo, mas sem perder o equilíbrio na hora de defender.
— Precisamos de atacantes que façam gols. Uma sombra para o Rodrigo Rodrigues e de extremas. Não quero que o meu atacante volte para defender, ele tem que fazer gols. Essa deve ser a principal característica — revelou o comandante alviverde.
Até o momento, o Verdão acertou com três jogadores para o sistema defensivo: o goleiro Léo Vieira e os laterais Reginaldo e Romário. O clube ainda espera fechar a contratação do zagueiro Douglas, de 32 anos, da Inter de Limeira. Agora, a busca é por homens de frente, que possam solucionar a pouca efetividade traduzida em campo nesta temporada.
Atacantes na lista
Bruno Mezenga, 34 anos
O artilheiro do Água Santa no Paulistão, com cinco gols, ainda está entre as possibilidades de negociação. No entanto, diferente do companheiro de time Reginaldo, o jogador não tem pré-contrato assinado com o Juventude. Isto porque o clube avalia outro nome para ser o reserva imediato de Rodrigo Rodrigues no ataque.
Elton, 37 anos
Destaque no Cuiabá nas últimas três temporadas, o experiente jogador está na lista de reforços do técnico Pintado. No clube de Mato Grosso foram 97 jogos com 36 gols e quatro assistências. Em 2022, Elton atuou em 14 partidas pelo CSA, balançando as redes em duas oportunidades. O jogador está sem clube no momento, o que facilitaria a negociação.
Bissoli, 25 anos
O atacante do Athletico e artilheiro do Avaí também é um dos nomes analisados pela direção alviverde. No clube catarinense, foram 14 gols em 32 jogos na temporada passada. O jogador atuou por empréstimo junto ao Furacão. Na Arena da Baixada foram 59 partidas, com 16 gols e três assistências. O jogador também tem experiência em disputar a Série B pelo Cruzeiro. Pela Raposa, no entanto, a passagem de Bissoli foi curta e ele anotou apenas um gol em 11 jogos. O que dificultaria uma negociação é que o contrato com o Athletico termina em dezembro. O clube parananense espera uma compensação financeira pela saída de Bissoli para qualquer clube ou teria que ampliar o vínculo para repassá-lo por empréstimo novamente. Até o momento, Bissoli admitiu o interesse, mas afirmou não ter avançado na negociação com o Juventude.
Jenison, 31 anos
O atacante fez 21 partidas pelo Guarani, com dois gols marcados, desde o meio do ano passado. Com seguidos problemas físicos, a passagem de Jenison pelo Bugre foi interrompida antes mesmo do final do vínculo em abril. O jogador retornou ao Cuiabá, mas não permanece no clube, conforme a direção. Pelo Cuiabá, o atacante disputou 128 jogos, com 28 gols e fez parte dos elencos que conquistaram acessos à Série B de 2018, e à Série A, em 2020. O contrato dele com o Cuiabá é até o fim de 2023. Além do Juventude, mais um clube da Série B demonstrou interesse no futebol do atleta.