O atacante Pedro Henrique, atual destaque do Inter e artilheiro do Gauchão com oito gols, despontou no futebol no Caxias, em 2010. Os dois clubes irão se reencontrar no sábado (18), às 16h30min, no Estádio Centenário, no jogo de ida da semifinal do Estadual.
O jogador é natural de Santa Cruz do Sul. Antes de atuar no Caxias, o atacante passou pelas categorias de base de Santa Cruz, Avaí e Grêmio e no profissional do Avenida. No clube da Serra Gaúcha, Pedro Henrique começou a se destacar em 2010, na equipe de juniores. Ele foi o goleador do time no Gauchão Sub-20, com nove gols na campanha do vice-campeonato. O time campeão foi o Juventude. Pedro Henrique fez quatro gols em seis clássicos disputados contra o maior rival.
O bom desempenho na equipe de base despertou o interesse de Julinho Camargo, na época técnico do Caxias da Copa Ênio Costamilan. Pedro Henrique chegou a atuar como lateral-direito e virou atacante.
Em 2011, na equipe principal disputou 24 partidas, entre Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Série C. Ele fez três gols. A passagem pelo Caxias se encerrou, quando foi negociado para o futebol suíço, vendido ao FC Zürich por quase R$ 2 milhões.
Ao todo, passou por seis países da Europa. Além da Suíça, defendeu o Rennes, na França, o Qarabag, em Azerbaijão, o Astana, do Cazaquistão, Paok, da Grécia e Kayserispor, da Turquia.