Projetar dificuldades para um time que ascendeu da Série A2 para a elite do Campeonato Gaúcho é normal. Com investimento modesto e a qualidade dos adversários, isso se justifica. No entanto, as coisas estão bem mais difíceis para o Esportivo. O time de Bento Gonçalves ainda não venceu no Gauchão e precisa desesperadamente de pontuação para fugir do fantasma do rebaixamento.
O confronto diante do Caxias, o clássico da polenta, neste domingo (5), às 16h, é decisivo para os objetivos do Tivo na competição Estadual e os atletas estão conscientes disso.
— Vamos com tudo. Temos que sair dessa situação. Estamos batalhando e trabalhando e confiamos no grupo. Vamos brigar até o final. Temos potencial e qualidade para sair dessa situação. Antes do Grêmio, perdemos dois jogos em casa no detalhe. Vamos brigar até o final para manter o Esportivo na Série A — afirmou o goleiro Rafael Copetti.
Clássicos normalmente são equilibrados e o encontro entre Caxias e Esportivo, no Gauchão, tem demonstrado isso. Nos últimos três jogos entre eles no Estadual, uma vitória para cada lado e um empate. Em 2014, 0 a 0, em Bento. Em 2020, vitória do Esportivo em casa por 1 a 0. Em 2021, foi 2 a 1 para o Caxias no Centenário.
— É um clássico complicado. Sabemos que o Caxias é uma equipe qualificada, mas a gente também tem nossas armas e vamos buscar corrigir os erros. Vamos em busca de pontos no Centenário — analisou Copetti.
Um possível time do Caxias para enfrentar o Esportivo: Copetti; Cleyton, Tairone, João Gabriel e Roger; Jeferson Prill, Hippolito, Thiaguinho (Cris Magno) e Fabricio; Roger Bastos e Flavio Torres.