O Caxias visitou o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Gaúcho, no dia 9 de março de 2019, e venceu por 3 a 0. O time grená chegou a atuar com um jogador a menos por mais de 50 minutos. No entanto, mesmo assim, conseguiu vencer com dois gols do meio-campista Rafael Gava e um do zagueiro Junior Alves.
O Caxias controlou o jogo e envolveu o Juventude com o toque de bola. Logo aos 10 minutos, o atacante Ruan cruzou da direita e Rafael Gava entrou na segunda trave para concluir com força. Marcelo Carné fez uma excelente defesa e salvou o Ju. Quase. Já era um prenúncio do primeiro gol grená.
A superioridade grená começou a ser refletida no placar aos 14. O lateral-esquerdo Samuel Balbino encontrou Ruan no lado esquerdo da área, o atacante chutou cruzado e meio-campista Rafael Gava finalizou para o fundo da rede: 1 a 0 Caxias.
Aos 38 minutos, o Juventude teve um alento. O lateral Samuel Balbino cometeu falta em Dalberto, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Mas nem assim, com um jogador a mais, o Ju conseguiu se impor dentro de casa. E para piorar o quadro alviverde, aos 42, o atacante Bruno Alves, na época pelo Caxias, invadiu a área, cruzou e a bola bateu na mão do zagueiro Genilson. Pênalti. Aos 43, Gava converteu e fez o seu sexto gol naquele Gauchão: 2 a 0.
Na volta do intervalo, o Ju tentou sufocar, mas quem marcou novamente foi o Caxias. Aos 13, Rafael Gava cobrou falta da esquerda e a zaga afastou. Foguinho cabeceou de volta para área, Sallinas desviou para trás e Junior Alves aproveitou, antecipou o goleiro para fazer 3 a 0.
O Juventude, do técnico Luiz Carlos Winck, atuou com: Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Victor Sallinas e Eltinho; Rafael Jataí (Ávila), Moisés (Bruno Camilo) e Mateus Santana; Breno (Caprini), Dalberto e Braian Rodríguez.
Já o Caxias, comandado por Pingo, jogou com: Lee; Muriel, Junior Alves, Thiago Sales e Samuel Balbino; Juliano, Foguinho, Rafael Gava e Diego Miranda (Léo Jaime); Bruno Alves (Marabá) e Ruan (Eduardo Diniz).