O Juventude recebe o Avenida, nesta quinta-feira (2), às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi. O confronto é válido pela quarta rodada do Gauchão 2023. O Verdão ainda não venceu na competição e vem de três empates. Os comandados do técnico Celso Roth necessitam dos três pontos para acabar com o jejum do clube de 22 jogos sem vitória. Além disso, para buscar a vaga à semifinal e de quebra, garantir presença na Copa do Brasil de 2024, o time precisa reagir. Com três pontos conquistados, o Juventude não vence um jogo oficial desde o dia 24 de julho.
Já o Avenida faz boa campanha e vem de vitória sobre o Ypiranga, em Santa Cruz do Sul. Com cinco pontos, a equipe do técnico Márcio Nunes ocupa a quarta colocação do torneio.
Os três empates do Juventude no Campeonato Gaúcho foram construídos em circunstâncias diferentes. A equipe surpreendeu o Inter na estreia, estando duas vezes na frente do placar. No final, o 2 a 2 foi comemorado por se tratar de um resultado construído na casa do adversário, um dos favoritos ao título e com uma equipe pronta para esta temporada. Diferente do Verdão que trouxe 23 caras novas para 2023. No segundo jogo, frente ao São Luiz, em Caxias do Sul, o time de Celso Roth decepcionou e cedeu o empate nos minutos finais. E diante do Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, o alviverde se esforçou, mas jogou pouca bola, não saindo do 0 a 0 contra uma das piores equipes da competição.
Para esta partida, o técnico Celso Roth pode promover de uma a duas alterações, tornando o time mais agressivo. Mais adaptados ao clube e diante das boas condições do gramado do Jaconi, os meias Fernando Boldrin e Vitinho disputam vaga entre os titulares. O centroavante Rodrigo Rodrigues foi liberado para resolver assuntos pessoais em Fortaleza e é dúvida para o confronto. O atleta está concentrado e deve iniciar a partida. Após fazer sua estreia em Novo Hamburgo, o atacante Daniel Cruz é alternativa no ataque.
Ainda seguem de fora os lesionados Gerardo Gordillo (lesão muscular na coxa), Vini Paulista (fissura no maxilar) e Gabriel Aires (muscular na coxa, após lesão no joelho). Já estão recuperados de lesão, mas ainda são dúvidas, podendo ficar no banco de reservas o zagueiro Zé Marcos e o meia Gabriel Tota.
Já o Avenida vem de dois empates e uma vitória no Gauchão. A equipe de Santa Cruz do Sul empatou em 0 a 0 contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, em 1 a 1 diante do Inter, nos Eucaliptos e vem de vitória, em casa, sobre o Ypiranga, por 1 a 0. Sem suspensos, o técnico Márcio Nunes perdeu o volante Jonatha, com lesão nos ligamentos do joelho. O atleta desfalca a equipe por pelo menos oito meses. Adeílson Maranhão deve ser o substituto. O atacante Wesley Pionteck, com lesão de grau 2 na coxa e fica fora do time por um mês. Grafite e PH disputam um lugar na equipe.
As duas equipe se enfrentaram durante a pré-temporada, no dia 7, em um jogo-treino disputado no CT alviverde. Após muita confusão por divididas mais fortes durante a atividade, o teste foi encerrado aos 27 minutos do segundo tempo e teve vitória do Avenida por 1 a 0, com gol de Paulo Henrique.
Horário e Local
Quinta-feira (2), às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi
Transmissão
::O Premiere anuncia transmissão
::A Rádio Gaúcha Serra 102.7 FM abre a jornada esportiva às 19h45min
Prováveis escalações
Juventude
Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Guilherme Guedes; Jean Irmer, Mandaca, Jadson e Vitinho (Fernando Boldrin); Echaporã e Rodrigo Rodrigues (David ou Daniel Cruz) Técnico: Celso Roth
Avenida
Rodolfo Castro; Lucas Lopes, Micael, Marcão e César; Rafael Carrilho, Adeílson Maranhão, Garré, Tinga; Grafite (PH) e Carlos Henrique Técnico: Márcio Nunes
Arbitragem: Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Michael Stanislau e Fagner Bueno Cortes. O quarto árbitro é Sergio Eduardo dos Santos Moraes