Mesmo com uma série de desfalques e com muitas estreias, o Juventude conseguiu ter uma boa atuação e um resultado satisfatório em sua primeira partida no Gauchão. No Beira-Rio, o time do técnico Celso Roth ficou duas vezes na frente do placar, e empatou em 2 a 2 com o Inter, na noite deste sábado (21).
Os estreantes Rodrigo Rodrigues e Echaporã fizeram os gols da equipe alviverde, enquanto De Pena e Pedro Henrique anotaram para o Colorado. O Ju volta a campo na terça-feira (24), às 19h, contra o São Luiz, no Estádio Alfredo Jaconi.
Dono da casa e com a base do time vice-campeão brasileiro em 2022, o Inter começou assustando. Logo no primeiro minuto, De Pena cobrou escanteio e Moledo cabeceou rente à trave. A resposta alviverde veio aos três minutos. E foi efetiva. Mandaca arriscou de longe, Keiller bateu roupa e, no rebote, na primeira finalização com a camisa do Ju, o centroavante Rodrigo Rodrigues mandou para a rede: 1 a 0 Verdão.
O Colorado insistia nas jogadas de bola aérea, quase sempre com o zagueiro Moledo, mas encontrava dificuldades para infiltrar na defesa alviverde. Aos 14, após jogada rápida pelo lado esquerdo, Wanderson conseguiu avançar em velocidade e finalizou forte, mas parou em uma grande defesa de Pegorari.
A partir daí, o que se viu foi um duelo mais truncado, com o Juventude bem posicionado no setor defensivo e sem abrir brechas ao Inter, que tinha a posse de bola de forma ineficiente, principalmente trocando passes entre os zagueiros. O time de Mano Menezes só foi levar perigo de novo aos 29, quando Maurício puxou contra-ataque e serviu Wanderson, em velocidade. O atacante arrancou e finalizou da entrada da área para outra boa defesa do goleiro alviverde.
Em um enfrentamento de imposição física, Jadson era uma sombra de Bustos e Jean Irmer tentava fechar os espaços para Alan Patrick, principal referência técnica do Inter. Aos 41, em tabela rápida, o meia do Inter encontrou espaço, driblou na entrada da área e bateu de bico no canto. Pegorari voou para salvar de novo.
O duelo se repetiu aos 45. Alan Patrick dominou na meia direita, puxou para o pé esquerdo e bateu firme para outra ótima intervenção do camisa 12 do Ju. Com uma postura reativa, mas sendo muito eficiente na sua proposta, a equipe de Celso Roth foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.
DUELO MOVIMENTADO
Na largada da segunda etapa, foi o Juventude quem começou com as melhores chances. Em boa triangulação pelo lado esquerdo, Jadson cruzou, Moledo afastou mal e David bateu com desvio da defesa. A bola raspou a trave de Keiller e saiu. Na cobrança de escanteio, David desviou de cabeça e assustou de novo o goleiro colorado.
Se na primeira etapa foi a efetividade alviverde que prevaleceu, o Colorado respondeu na mesma moeda no retorno do intervalo. Na primeira chegada, aos três, De Pena acertou um chutaço da entrada da área e colocou no ângulo de Pegorari. Golaço no Beira-Rio e 1 a 1.
Aos 13, Celso Roth fez as primeiras mudanças do jogo, com as entradas de Walce e Echaporã nas vagas de Felipe Carvalho e David. Dois minutos depois, Rodrigo Rodrigues teve outra chance de marcar ao receber de Jadson e finalizar cruzado para grande defesa de Keiller. Era um prenúncio do que estava por vir.
Aos 17, Echaporã aproveitou um rebote dentro da área, driblou dois e arriscou o chute de pé esquerdo. No meio do caminho, a bola desviou em Vitão e tirou Keiller do lance: 2 a 1 Verdão.
O Ju quase ampliou em falta lateral cobrada por Emerson Santos que Keiller defendeu em dois tempos. Mano Menezes mandou a campo Pedro Henrique para tentar o empate e o atacante foi decisivo. Em arrancada de Vitão, aos 30, o zagueiro encontrou Maurício com liberdade na meia direita. Ele cruzou, Alemão não dominou e o atacante, que havia entrado a poucos minutos, empatou o jogo de novo.
O Ju não desistiu. Aos 35, Émerson Santos tirou de dois marcadores e encontrou Echaporã. O atacante ganhou da defesa e acionou Rodrigo Rodrigues. Dentro da área, o centroavante tocou na saída do goleiro Keiller, mas Matheus Dias salvou o Inter.
Aos 46, um lance inacreditável. Após um corte de Dani Bolt na defesa, Mandaca ganhou da marcação e, do campo de defesa, tentou encobrir Keiller. A bola bateu na rede sobre o gol. Por muito pouco, o volante do Ju não marcou.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Gaúcho
1ª rodada
Estádio Beira-Rio
Inter
Keiller; Bustos, Vitão, Moledo e Renê; Johnny (Matheus Dias, 21/2º), De Pena, Maurício (Estevão, 31/2º) e Alan Patrick (Lucas Ramos, 42/2º); Wanderson (Pedro Henrique, 21/2º) e Alemão (Lucca, 31/2º). Técnico: Mano Menezes
Juventude
Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho (Walce, 13/2º) e Guilherme Guedes (Alan Ruschel, 36/2º); Jean Irmer (Wesley Hudson, 27/2º), Mandaca, Emerson Santos (Fernando Boldrin, 36/2º) e Jadson; David (Echaporã, 13/2º) e Rodrigo Rodrigues.
Gols: Rodrigo Rodrigues (J), aos 3min, no primeiro tempo. De Pena (I), aos 3min, Echaporã (J), aos 17min, Pedro Henrique (I), aos 30min, no segundo.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Juarez de Mello Junior. O quarto árbitro é Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo.
Amarelos: Pegorari, Dani Bolt, Jean Irmer, Walce (J); Bustos, Renê, Jhonny e Maurício (I).