Aliviado pela conquista da segunda vitória na temporada, diante do Aimoré, o Juventude começa a semana tentando tirar da cabeça o clássico da próxima segunda. Contra o Caxias, o confronto ganhou ares de decisão por uma das vagas ao G-4 do Gauchão. Três pontos separam o clube grená, 4º colocado, do Ju, que vem logo atrás. Mas antes, os comandados de Celso Roth terão outro grande desafio pela frente. Na quinta-feira (23), o alviverde estreia na Copa do Brasil contra o São Luiz, em Ijuí.
As equipes voltam a se enfrentar um mês depois. No dia 24 de janeiro, o Juventude recebeu o São Luiz pela segunda rodada do estadual. O time até fez uma boa partida, no segundo tempo. Rodrigo Rodrigues deixou sua marca, mas o time não aproveitou as chances criadas para ampliar o placar e cedeu o empate nos acréscimos, em uma bola desviada que acabou encobrindo o goleiro Pegorari.
Desde então, o Verdão atuou mais seis vezes, com dois empates, duas vitórias e duas derrotas. E viu a equipe de Ijuí passar por um momento de turbulência com troca de comando técnico. Wiliam Campos foi demitido e Fabiano Daitx assumiu a casamata.
— Evoluímos muito daquele jogo. Somos um time mais consistente defensivamente. O time já começa a mostrar algumas coisas da parte ofensiva. Estamos num outro patamar — destacou o técnico Celso Roth.
O Juventude vai buscar pelo menos um empate para avançar de fase na competição nacional. De fora da partida diante do Aimoré por suspensão, Guilherme Guedes e Jean Irmer reforçam a equipe. Para o volante, não será um simples jogo.
— Vamos ter finais nos próximos dias. Um jogo de cada vez. Contra o São Luiz vai ser uma viagem longa, mas a gente sabe quais são as metas do clube para este ano. Financeiramente, a Copa do Brasil é importantíssima para o Juventude. Cabe a nós ir lá fazer nosso trabalho, buscar a vitória, ou até mesmo o empate. Temos que atingir metas e passar de fase — admitiu Jean Irmer.
Por participar da 1ª fase, o Verdão vai embolsar R$ 1,25 milhão. Se deixar para trás o São Luiz, o clube vai receber mais R$ 1,4 milhão. A partida está marcada para às 19h de quinta-feira, no Estádio 19 de Outubro. Depois, a equipe de Celso Roth terá apenas quatro dias para se preparar para o clássico no Estádio Centenário.