Foi suado. Foi com enormes dificuldades, mas a vitória saiu. O Juventude venceu o Aimoré, por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), no Estádio Alfredo Jaconi, com dois gols na reta final de jogo. O volante Mandaca e o centroavante Rodrigo Rodrigues marcaram e o Ju encostou no G-4 do Gauchão. Yuri Oliveira ainda descontou. Agora, a equipe alviverde está em quinto na classificação com 10 pontos e está somente a três pontos do Caxias, quarto colocado.
Os dois próximos jogos do Juventude são decisivos. Primeiro, na quinta-feira (23), às 19h, diante do São Luiz, pela primeira fase da Copa do Brasil. Um empate garante a classificação. Depois, volta a jogar pelo Gauchão no clássico diante do Caxias, na segunda-feira (27), às 20h, no Estádio Centenário, pela nona rodada.
PRIMEIRO TEMPO APAGADO
O início alviverde até foi animador. A primeira chance criada foi do Juventude. Logo aos cinco minutos, Dani Bolt invadiu a área pela direita, cortou a marcação e rolou para trás. O centroavante Rodrigo Rodrigues chegou finalizando, mas por cima do gol. Dois minutos depois foi a vez de Jadson arriscar de fora da área. A bola desviou e passou perto da trave esquerda. O Juventude encontrava facilidade e o Aimoré não encaixava a marcação.
Com nove minutos, o Ju chegou novamente. David puxou o ataque e lançou Alan Ruschel que dominou no peito, mas adiantou demais e o goleiro Andrei defendeu. Aos 13, Dani Bolt bateu de perna esquerda, de fora da área, e a bola passou perto da trave direita.
O Aimoré só assustou aos 16. Após cruzamento, o volante Mardley cabeceou na rede pelo lado de fora. A partir daí, o time de São Leopoldo melhorou no jogo, começava a tocar a bola e rondar a área jaconera. Aos 22, Vitor Barreto arriscou de fora da área e o chute passou à direita de Thiago Couto. Com 32 minutos, o Ju saiu jogando errado e Choco finalizou forte, de fora da área, e ela desviou. Passou perto.
Depois de equilibrar as ações, o Aimoré demonstrou superioridade em campo. Aos 38, Vitor Barreto bateu de longe e o goleiro Thiago Couto espalmou no canto direito. O Ju tentou reagir em uma bola parada, aos 43. Vitinho cobrou fechado e a bola passou perto de Danilo Boza e do centroavante Rodrigo Rodrigues. Fim do primeiro tempo e com vaias no Estádio Alfredo Jaconi. O time alviverde teve um desempenho tão apagado quanto os 12 refletores que apresentaram problema.
VITÓRIA SUADA
Os dois times voltaram sem mudanças. Logo com um minuto, o Aimoré quase abriu o placar. Vitor Barreto entrou na área e bateu cruzado, mas a defesa alviverde afastou dentro da pequena área. O Juventude melhorou e respondeu aos sete minutos, após um contra-ataque. Alan Ruschel cruzou e o volante Mandaca cabeceou perto do travessão. Aos nove, o zagueiro Felipe Carvalho bateu de fora da área e assustou o goleiro Andrei. Aos 15, Mandaca arriscou da intermediária e o camisa 1 adversário defendeu firme.
Sem conseguir o gol, aos 20 minutos, o técnico Celso Roth optou por duas mudanças. Entraram Rafinha e Vini Paulista. Quatro minutos depois foram as vezes de Kelvi e Daniel Cruz entrarem no time alviverde. O Ju voltou a rondar a área do Aimoré e aos 29 minutos, Dani Bolt cruzou para Rafinha, que cabeceou por time do travessão. Depois de muita dificuldade, o Juventude conseguiu o seu gol aos 39 minutos. Mandaca bateu de fora no canto e fez 1 a 0.
O segundo gol saiu logo em seguida, aos 41. A bola sobrou na pequena área para o centroavante Rodrigo Rodrigues, artilheiro do time com seis gols marcados na competição. Aos 48, o Aimoré descontou com Yuri Oliveira em cobrança de falta. Fim de jogo: Juventude 2x1 Aimoré.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2x1 Aimoré - 8ª rodada do Campeonato Gaúcho
Data: 16/2/2023 - quinta-feira
Horário: 21h30min
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
JUVENTUDE
Thiago Couto; Dani Bolt, Felipe Carvalho, Danilo Boza e Alan Ruschel; Wesley Hudson (Kelvi, 24/2º), Mandaca, Jadson (Rafinha, 20/2º) e Vitinho (Vini Paulista, 20/2º); David (Daniel Cruz, 24/2º) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Celso Roth
AIMORÉ
Andrei; Bruno Ferreira, Milani, Guilherme Lacerda e Higor; Fábio, Mardley, Choco (Yuri Oliveira, 29/2º) e Gustavo Poffo (Thales, 32/2º); Vitor Barreto e Wesley Pacheco. Técnico: Pingo
Arbitragem
Roger Goulart, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Fagner Bueno Cortes.
Cartões amarelos: Jadson, Mandaca, Rafinha (J); Vitor Barreto, Guilherme Lacerda , Thales (A)
Gols: Mandaca, aos 39 minutos do segundo tempo e Rodrigo Rodrigues aos 41 do segundo tempo (J); Yuri Oliveira, aos 48 do segundo tempo (A)
Público: 2.118 torcedores