O Juventude terá novidades no time que encara o Grêmio, pela sexta rodada do Gauchão 2023, na quinta-feira (9), no Alfredo Jaconi. O jogo começa às 19h30min e vale a recuperação da equipe de Celso Roth após a amarga e polêmica derrota para o Ypiranga, na última rodada. Mas como parar o líder e invicto da competição? O numeroso grupo alviverde dispõe de alternativas para tentar este feito.
Para o duelo, o técnico Celso Roth poderá contar com as voltas do lateral-direito Dani Bolt e do volante Jean Irmer, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, em Erechim. Mas o comandante alviverde perdeu o atacante Echaporã, com lesão ligamentar no joelho, e não poderá escalar o lateral Guilherme Guedes, que está emprestado pelo Tricolor. Um dos atletas mais experientes do elenco, Alan Ruschel, 33 anos, vai ter a oportunidade de iniciar entre os titulares pela primeira vez na competição. O lateral estava com defasagem física e viu Guedes assumir a posição ainda na pré-temporada.
Possibilidades de escalação
Caso opte por repetir a formação tática que entrou em campo no Colosso da Lagoa, no domingo (5), Celso Roth deverá devolver Dani Bolt e Jean Irmer à titularidade e terá que optar por David, que iniciou o jogo com o Ypiranga, mas ainda não convenceu, ou Daniel Cruz no ao lado de Rodrigo Rodrigues no ataque.
Desta forma, o time teria: Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Alan Ruschel; Jean Irmer, Mandaca, Jadson e Fernando Boldrin; David ou Daniel Cruz e Rodrigo Rodrigues. O meia Emerson Santos vinha sendo titular nos quatro jogos iniciais do Gauchão, mas perdeu a vaga para Jadson em Erechim.
Formação com quatro volantes
Uma alternativa que Celso Roth pode estudar para a partida diante de um dos favoritos ao título do Estadual é refazer a formação com quatro homens de consistência no meio-campo.
Desta forma, Fernando Boldrin sairia do time, que entraria em campo com: Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Alan Ruschel; Jean Irmer, Mandaca, Emerson Santos e Jadson; David (Daniel Cruz) e Rodrigo Rodrigues.
Nesta formatação, a ideia trabalhada nos treinamentos fechados no CT alviverde é fazer com que, no momento em que estiver sem a bola, o volante Jean Irmer recue entre os zagueiros, dando maior proteção ao sistema defensivo e liberdade para um dos laterais avançar, atuando como ala.
Meio-campo mais povoado
Para segurar o Grêmio, algo que nenhum dos cinco clubes que enfrentou o Tricolor no Gauchão conseguiu, o técnico alviverde ainda pode testar uma formação mais recheada no meio-campo. Nesta possibilidade mais remota de escalação, o treinador tiraria um dos atacantes e acrescentaria um meia na equipe.
Assim, o Juventude teria: Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Alan Ruschel; Jean Irmer, Mandaca, Emerson Santos, Jadson e Fernando Boldrin (Vitinho); Rodrigo Rodrigues.
Três atacantes
Tão remota como a anterior é a possibilidade de imaginar um Juventude, de Celso Roth, com três atacantes. Mas o técnico disse em uma coletiva que, no momento em que conhecesse o perfil de cada atleta e o grupo estiver mais entrosado, o time ideal deveria ter três atacantes. Talvez não seja este o momento de propor esta formação, mas o treinador tem alternativas para esta escalação, caso queira surpreender Renato Portaluppi.
Um Verdão mais agressivo teria: Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Alan Ruschel; Jean Irmer, Mandaca, Jadson (Emerson Santos); David, Daniel Cruz (Rafinha) e Rodrigo Rodrigues.
O técnico Celso Roth não concedeu entrevista após a confusão no jogo diante do Ypiranga e não vai falar para a imprensa antes do confronto contra o Grêmio. A escalação alviverde ainda é um mistério. Para o duelo com o Tricolor, o técnico comanda na tarde desta terça-feira (7) o penúltimo treino no CT alviverde.