Com apenas duas vitórias em oito jogos, a classificação do Juventude para a segunda fase do Gauchão 2023 já esteve mais ameaçada. Antes de vencer o Aimoré, na quinta-feira (16), o clube nunca esteve tão próximo do G-4.
Os 10 pontos conquistados até aqui colocam o Verdão a três do 4º colocado, o Caxias. O Ca-Ju da próxima segunda-feira, dia 27, poderá encaminhar a classificação grená ou colocar de vez os comandados de Celso Roth na briga por uma das vagas.
Nos últimos dois campeonatos, quando a fórmula de disputa foi a mesma da atual edição, foram necessários entre 16 e 17 pontos para que as equipes alcançassem o 4º lugar.
Em 2021, o Caxias terminou a primeira fase fechando o G-4, com 17 pontos. No ano passado, a exigência foi menor e o Brasil de Pelotas se garantiu na etapa seguinte ao fazer 16 pontos.
Como restam apenas três rodadas, o Juventude teria que somar entre seis e sete pontos, no mínimo, para não deixar escapar a classificação, não apenas no estadual, mas também para a Copa do Brasil de 2024.
Depois do clássico, válido pela 9ª rodada, o alviverde encara o Esportivo, no dia 4 de março, na Montanha dos Vinhedos. Após vencer a primeira na competição, o clube de Bento Gonçalves chega vivo para o confronto e precisa somar pontos para não ser rebaixado para a Divisão de Acesso.
Na última rodada, o Juventude enfrenta o Brasil de Pelotas, no dia 11, no Alfredo Jaconi. Logo atrás do Ju com nove pontos, o xavante também deverá jogar a vida neste confronto, em um duelo que promete ser direto por uma das vagas ao G-4.
O Grêmio é a única equipe garantida na segunda fase. Com 22 pontos, o Tricolor não poderá mais ser alcançado pelo próprio Juventude, que está em 5º. O Inter, com 16, está virtualmente classificado, dependendo de uma vitória ou de um empate apenas. Ypiranga (14) e Caxias (13) fecham o G-4 após oito rodadas.
Situação do Juventude
:: Restam três rodadas: Caxias (F), Esportivo (F) e Brasil de Pelotas (C);
:: Precisa vencer mais dois jogos e, talvez empatar mais um, para chegar a 16 ou 17 pontos;
:: Poderá se classificar com 15 pontos, mas dependerá de resultados paralelos principalmente de Caxias (13), Brasil-Pel (9) e São José-PoA (9)
Pontuação do 4º nos últimos estaduais
2022 – O Brasil-Pel foi o 4º, com 16 pontos
2021 - O Caxias ficou em 4º, com 17 pontos