Passadas oito rodadas do Campeonato Gaúcho, o Juventude teve três atletas oriundos das categorias de base no time principal. Mas a minutagem ainda foi pequena. O técnico Celso Roth preferiu, nas primeiras quatro rodadas, dar oportunidade para alguns dos 23 reforços contratados.
Somente a partir do quinto jogo no Estadual a base alviverde foi lembrada pelo experiente treinador. Três atletas formados pelo clube ganharam espaço: o meia-atacante Rafinha, 20 anos, o volante Kelvi, 20, e o lateral-esquerdo Da Rocha, de 18.
Na polêmica derrota para o Ypiranga, em Erechim, o meia-atacante Rafinha foi o primeiro jogador formado no clube a ser escolhido para entrar no segundo tempo. Porém a entrada do atleta no gramado do Colosso da Lagoa ocorreu apenas aos 42 minutos da etapa final.
Na vitória sobre o Aimoré, pela oitava rodada, o jogador entrou em campo pela segunda vez no Gauchão. E o meia-atacante foi decisivo no segundo gol alviverde. Rafinha começou a jogada de contra-ataque e lançou Daniel Cruz na ponta esquerda. O jogador chutou cruzado e, no rebote da zaga, Rodrigo Rodrigues marcou o gol.
— Foi importante ter entrado bem, justamente pra eu ter mais oportunidade de demonstrar meu futebol. Eu sei que o Celso confia em mim. Nas primeiras rodadas, eu não tive muita minutagem, mas hoje consegui entrar e consegui desempenhar bem. A gente que fica no banco está ali pra somar e pra tentar mudar o jogo. No primeiro tempo, o Celso montou uma estratégia. Nos primeiros 20 minutos funcionou, depois eles conseguiram trancar e, com a entrada no segundo tempo, a gente conseguiu criar e fizemos os gols — admitiu Rafinha.
O jogador que vem da base também sofre, até mais dos que vieram de fora, pela situação do clube. Rafinha viveu de perto o desespero do torcedor na temporada passada com o rebaixamento para a Série B e o péssimo Gauchão.
— Na verdade, a gente estava precisando dar essa vitória pra nossa torcida que estava cobrando e com razão. Sai um peso das costas e conseguir ajudar a equipe é o que eu precisava. Nosso objetivo agora é passar, logicamente, na Copa do Brasil e depois ir lá no Centenário e ganhar do Caxias pra tentar classificar porque a gente ainda tá vivo demais na competição.
Os jovens que ganharam chances
:: 5ª rodada - Ypiranga 3x2 Juventude
Rafinha entrou na vaga de Jadson, aos 42 minutos do segundo tempo
:: 6ª rodada - Juventude 2x3 Grêmio
Da Rocha entrou no intervalo, substituindo Alan Ruschel
:: 8ª rodada - Juventude 2x1 Aimoré
Rafinha entrou no lugar de Jadson, aos 20 do segundo tempo
Kelvi entrou na vaga de Wesley Hudson, aos 24 do segundo tempo