Após oito rodadas, o Esportivo venceu a primeira partida no Campeonato Gaúcho 2023. Os três pontos diretos vieram longe do Estádio Montanha dos Vinhedos. Na noite de sábado (18), o time de Bento Gonçalves foi a Santa Cruz do Sul e derrotou o Avenida. A vitória foi conquistada depois de uma virada no segundo tempo. O confronto, com polêmica de arbitragem, terminou 2 a 1 para o Tivo.
Agora, o time também começa a fazer as contas para deixar o Z-2 do Gauchão. A equipe fechou a rodada na penúltima colocação com seis pontos. A equipe do técnico Carlos Moraes pode deixar a zona do rebaixamento já na próxima rodada.
A matemática do Esportivo é simples. Para chegar aos nove pontos, o time precisa vencer o próximo compromisso, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O confronto é diante do Ypiranga, dia 28 de fevereiro, às 20h. O duelo irá fechar a 9ª rodada do Gauchão. Depois, a equipe tem um novo compromisso em casa, contra o Juventude na 10ª rodada. O último jogo da primeira fase será diante do Inter, no Beira-Rio.
Com mais duas vitórias, o Esportivo conseguiria fugir do rebaixamento. Assim, o time chegaria aos 12 pontos. Em 2022, o ponte de corte para escapar do Z-2 foi 10 pontos. Com uma vitória e um empate, a equipe alcançaria os 10 na tabela, mas dependeria de resultados paralelos de São Luiz, Novo Hamburgo ou Avenida para escapar.
SITUAÇÃO DO ESPORTIVO
:: Restam três rodadas para o Esportivo: Ypiranga (C), Juventude (C) e Inter (F)
:: Precisa vencer mais dois jogos para chegar aos 12 pontos
:: Com 10 pontos pode escapar, mas dependeria de resultados paralelos de São Luiz (7), Novo Hamburgo (8) ou Avenida (8)