O Esportivo finalmente venceu a primeira partida no Gauchão 2023. Foram necessárias oito rodadas para que a equipe do técnico Carlos Moraes sentisse o gosto da vitória. Na noite deste sábado (18), o time de Bento Gonçalves contou com gols de Richard e Vinicius Kiss para virar sobre o Avenida, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. O gol do time da casa foi de Carlos Henrique. O resultado de 2 a 1 ainda deixou a equipe na zona de rebaixamento, mas agora a distância para o 10º colocado, o São Luiz, é de apenas um ponto. Com seis, o Tivo depende apenas de si para escapar da degola. Na 9ª rodada, o clube recebe o Ypiranga, terça-feira, dia 28, às 20h, na Montanha dos Vinhedos.
O Avenida foi quem saiu na frente do confronto com um gol de pênalti polêmico. Em uma disputa no ar na área do Tivo, a bola bateu no quadril do defensor do time de Bento Gonçalves, mas o árbitro Tiago Stoduto marcou pênalti aos 30 minutos. O experiente centroavante Carlos Henrique converteu.
Com uma postura mais ofensiva na etapa final, o empate do Esportivo saiu aos 21 minutos. Anderson Lessa cruzou na área e o centroavante Flávio Torres perdeu o domínio, mas Richard aproveitou a sobra para fazer o 1 a 1.
Após a saída do meia Garré para a entrada do atacante PH, o Avenida perdeu o controle do meio-campo. Dono das ações, o Esportivo chegou ao gol da primeira e sofrida vitória aos 42 minutos. Apesar de muita reclamação do time de Santa Cruz, o árbitro Tiago Pires Staduto marcou pênalti para o time da Serra. O velho drama voltou a assombrar o torcedor alviazul, afinal a equipe desperdiçou uma penalidade que poderia ter dado três pontos diante do Novo Hamburgo, na semana passada. Mas desta vez, não teve erro. Vinícius Kiss chutou no meio do gol e definiu o 2 a 1.
O Esportivo subiu para o 11° lugar e deixou a lanterna para o Aimoré, que soma quatro pontos.
O Avenida, com oito pontos, irá ao Bento Freitas, sexta (24), para encarar o Brasil de Pelotas. O time de Santa Cruz terminou a rodada em oitavo lugar — dois pontos à frente do Esportivo.