Foram dois meses de preparação. Um grupo bastante reformulado em busca dos objetivos para a temporada. E o ano de 2023 começa efetivamente para o Caxias neste sábado (21), às 16h30min, diante do Grêmio, no Estádio Centenário, na abertura do Campeonato Gaúcho. Será o pontapé inicial para a equipe do técnico Thiago Carvalho.
Após um 2022 com eliminação na primeira fase do Estadual e sem, mais uma vez, alcançar o acesso à Série C, o Caxias começa a atual temporada com novas perspectivas. O técnico Thiago Carvalho conseguiu participar ativamente na montagem do elenco. Foram 22 contratações com o perfil traçado pelo treinador.
— A diferença do ano passado para agora é a característica dos atletas. Pude escolher, montar dentro da característica e posição que eu queria e isso facilita meu trabalho. Estamos em evolução, e será assim até o final do ano. Eu sei que futebol é resultado. Estamos montando o time e precisa de um processo. Foi um tempo bom de pré-temporada para chegarem num nível bom — comentou o técnico.
Além do treinador, o Caxias terá 15 jogadores estreantes no Campeonato Gaúcho. No time titular, são cinco que disputam pela primeira vez. Começa pela defesa, com o goleiro Bruno Ferreira, passa pelo zagueiro Dirceu e os meio-campistas Moacir e Peninha, até chegar ao ataque, com Eron. A competição tem sua característica peculiar, na pegada, na força e qualidade técnica. Por isso, a experiência é importante para essa disputa, mas não é o fator principal.
— Futebol é futebol em todos os lugares. Óbvio que a característica do Sul, de marcação, de competição é mais forte num contexto geral. Eu acredito que não vou pegar nenhum time que vá deixar a gente jogar. Isso é uma dificuldade, porque iguala bastante, mas futebol é jogado da mesma maneira em todos os lugares. Se a gente fizer bem dentro do que acreditamos, vamos ser superiores — avaliou o treinador.
E logo no primeiro desafio, o Caxias terá o Grêmio pela frente. Além da força natural do adversário e de um investimento ainda maior, o time da capital tem o atacante Luis Suárez. O jogador já foi campeão da Copa América pelo Uruguai, conquistou a Champions League, o Mundial de Clubes, Supercopa da Europa, Campeonato Espanhol e na sua seleção é o maior artilheiro com 68 gols. Foram quatro Copas do Mundo: 2010, 2014, 2018 e 2022. Segurar o craque do rival será o grande desafio para iniciar o ano.
— O jogo de futebol precisa fazer de tudo. Você não consegue ficar com a bola e marcar em cima o jogo inteiro. É natural que aconteça momentos mais reativos. É uma briga de quem faz melhor o jogo. Para propor o jogo, temos que marcar forte e ficar com a bola. É uma briga boa dentro de uma ideia e espero que a gente possa ser agressivo nos momentos certos contra o Grêmio — finalizou o técnico Thiago Carvalho.