O Caxias reformulou o seu grupo de jogadores para a temporada de 2023. Apenas seis atletas permaneceram da Série D para este ano. O técnico Thiago Carvalho teve a oportunidade de montar um elenco com base nas suas características de jogo. O departamento de futebol também buscou atletas com experiência nacional e com perfil vencedor após o fracasso na Série D 2022. Dos 28 atletas, 22 são novos contratados.
No total, 15 jogadores do grupo grená terão a primeira experiência em Campeonato Gaúcho. No gol, Bruno Ferreira veio para o estado após 10 anos no Náutico. Guilherme Nunes, 18 anos, é da base, mas não atuou entre os profissionais.
Ainda no sistema defensivo, Dirceu tem 34 anos. Com uma vasta passagem no Paraná, sua família é gaúcha, mas nunca atuou no futebol do estado. Somente agora terá esta oportunidade. O zagueiro Ricardo Lima é rodado no estado de Goiás, com passagem por Vila Nova e Aparecidense. Já Lucão vem do Santa Cruz-PE. Natural do interior de São Paulo, passou pelo nordeste antes de jogar a primeira vez no sul.
Nas laterais, apenas Adriel e Yago desconhecem o regional. O primeiro é formado no futebol goiano e nunca jogou no Rio Grande do Sul. Yago começou na base do Grêmio, mas não jogou no time principal do Tricolor. O atleta atuou no futebol espanhol em 2022. Profissionalmente, o Caxias será seu primeiro clube no estado.
Situação similar vive o volante Pedro Cuiabá. Vindo por empréstimo do Grêmio, o meio-campista jogou apenas na base do Tricolor e sua primeira chance profissional será no Estádio Centenário.
MAIS ESTREANTES NO ATAQUE
Apesar de ser gaúcho de Tapera, o volante Vini Guedes vai estrear no estadual. Ele se profissionalizou na Chapecoense, onde foi campeão da Série B do Brasileirão 2020. O meia Peninha também tem títulos. Bicampeão Candango com Brasiliense, o camisa 10 vai conhecer a marcação gaúcha.
Campeão Cearense e Goiano, o volante Moacir também está conhecendo o futebol do Rio Grande do Sul. Apesar dos seus 36 anos, o máximo que chegou perto do estado foi quando atuou pelo Figueirense na temporada passada.
No ataque, a lista é grande de estreantes. Eron é formado na base do Vitória-BA e tem passagens pelo futebol nordestino. Ele nunca jogou no sul do país e chega com o peso de ser o protagonista do ataque.
Os outros três até conhecem mais o futebol do sul, mas terão a primeira chance no profissional. Ronald chega do Grêmio por empréstimo e atuou somente no sub-20. Vinicius Spaniol é outro jovem que atuou na Copinha, pelo Pelotas. Já Richard, jogou no sub-20 do Santos e depois se transferiu para o futebol do exterior. Agora, vai conhecer o Gauchão com a camisa grená.
ESTREANTES
Goleiros: Bruno Ferreira e Guilherme Nunes (base)
Zagueiros: Lucão, Ricardo Lima e Dirceu
Laterais: Adriel e Yago
Volantes: Moacir, Vini Guedes e Pedro Cuiabá
Meia: Peninha
Atacantes: Eron, Ronald, Vinicius Spaniol e Richard
JÁ ATUOU
Goleiro: André Lucas (Remanescente)
Zagueiro: Fernando (ex-Brasil-Pel)
Laterais: Marcelo (Remanescente), Jonathan (Remanescente) e Dudu Mandai (ex-São José)
Volantes: Marciel (ex-Juventude) e Marlon (Remanescente)
Meias: Diego Rosa (ex-Juventude) e Matheus Gotler (ex-Juventude)
Atacantes: Jean Dias (ex-Caxias), Marcão (ex-Esportivo), Bustamante (ex-Novo Hamburgo) e Wesley Pomba (ex-Pelotas)