O Campeonato Gaúcho 2023 está próximo de começar. E o Caxias tem um retrospecto positivo em estreias no Estadual, nos últimos seis anos. Foram quatro vitórias e apenas duas derrotas, desde o retorno à elite da competição. Agora, sob o comando do técnico Thiago Carvalho, a equipe grená buscará uma vitória em casa.
Os tropeços em estreia, neste período de seis anos, aconteceram em 2017 para o Novo Hamburgo e no ano passado diante do Grêmio. Já as vitórias no primeiro jogo do Gauchão foram numa sequência de quatro temporadas consecutivas: 2018 (Novo Hamburgo), 2019 (Brasil-Pel), 2020 (Grêmio) e 2021 (São José-PoA).
O início grená, neste ano, será no sábado (21), às 16h30min, no Estádio Centenário diante do Grêmio. Esse confronto irá se repetir pela terceira vez desde 2020. Cada time tem uma vitória no duelo em estreias. Agora, pode ser o desempate.
Em 2021, o Caxias também faria a primeira partida contra o Grêmio, mas o jogo teve de ser adiado por conta da final da Copa do Brasil daquele ano. O jogo foi realizado um mês depois no Estádio Centenário, e terminou 0 a 0.
Relembre as estreias do Caxias desde 2017
2017 - Novo Hamburgo 1x0 Caxias - 30/1
O primeiro confronto do Gauchão de 2017 marcou o retorno grená à elite do Gauchão. O Caxias perdeu para o Novo Hamburgo, por 1 a o, no Estádio do Vale. O único gol do jogo foi de pênalti, cobrado pelo centroavante João Paulo.
O time do Caxias, treinado por Luiz Carlos Winck, teve: Marcelo Pitol; Thiago Machado, Jean, Edson Borges e Márcio Goiano; Marabá, Elyeser, Reginaldo Jr. (Reis), Wagner e Júlio César (Wellington Melo); Gilmar (Jajá).
2018 - Caxias 3x0 Novo Hamburgo - 17/1
No ano seguinte, os dois times voltaram a se enfrentar. Dessa vez, no Estádio Centenário. O Caxias foi arrasador e aplicou uma goelada de 3 a 0, com gols dos meias Diego Miranda e Rafael Gava e do atacante Nicolas. O Caxias, novamente treinado por Luiz Carlos Winck, atuou com: Gledson; Cleiton, Junior Alves, Laércio, Julinho (Vavá); Régis, Rafael Gava, Tulio, João Paulo, Miranda; Nicolas (Daniel Cruz).
2019 - Brasil-Pel 0x3 Caxias - 19/1
Em 2019, o Caxias começou fora de casa e com ótimo resultado. O time treinado pelo técnico Pingo, enfrentou o Brasil-Pel no estádio Bento Freitas. Mesmo visitante, o time não tomou conhecimento do Xavante e fez a segunda goleada, por 3 a 0, seguida em uma estreia de Gauchão. Gercimar, Junior Juazeiro e Bruno Alves fizeram os gols grenás.
O Caxias atuou com: Lee; Muriel, Junior Alves, Jean, Balbino; Gercimar, Foguinho (Juliano), Rafael Gava (Eduardo Grasson), Eliomar, Bruno Alves; Júnior Zuazeiro (Léo Jaime).
2020 - Grêmio 0x2 Caxias - 22/1
Um ano depois, nova vitória na largada do Gauchão. O Caxias venceu o Grêmio na estreia. O time grená fez 2 a 0, na Arena, em Porto Alegre. O tricolor era comandado por Renato Portaluppi. Os gols foram marcados pelo lateral-direito Ivan e o atacante Tilica. Em 2020, o Caxias, treinado por Rafael Lacerda, foi vice-campeão estadual.
O grená, que mais tarde voltaria a enfrentar o Grêmio na final, teve a seguinte escalação: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales, Diniz; Juliano (Yuri), Carlos Alberto, Diogo Oliveira, Léo Tilica (Bruno Ré), Juninho Potiguar (Vinícius Baiano); Gilmar.
2021 - São José-PoA 0x1 Caxias - 4/3*
Em 2021, o Caxias venceu a terceira seguida na estreia e fora de casa. O time grená derrotou o São José no Estádio Francisco Novelletto. Jhon Cley marcou o único gol da partida em Porto Alegre. O Caxias, do técnico Rafael Lacerda, teve: Marcelo Pitol; Ivan, Guilherme Mattis, Thiago Sales, Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto (Marlon), Diogo Oliveira (Vidaletti); John Cley, Mazola (Tontini), Milla.
* O confronto da 1ª rodada contra o Grêmio foi adiado, porque o time da Capital tinha o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Por isso, a estreia Grená foi contra o São José.
2022 - Grêmio 2x1 Caxias - 26/1
O início grená, na temporada passada, foi com derrota para o Grêmio, por 2 a 1, na Arena, em Porto Alegre. Apesar de ter criado bastante, o Caxias não conseguiu superar os meninos do time de transição do Tricolor. Os gols do Grêmio foram marcados por Elias Manoel, enquanto Heitor acabou marcando contra com as costas.
O Caxias, então treinado por Rogério Zimmermann, perdeu com a seguinte equipe: Marcelo Pitol; Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales e Rennan Siqueira (Jonathan); Amaral e Davi Lopes (Vidaletti); Matheuzinho (Willian), Renan Oliveira (Diogo Sodré) e França; Giovane Gomez (Batista).