A reapresentação do grupo da ACBF, realizada na manhã desta quarta-feira (18), na sala de imprensa do Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, contou com figuras importantes do clube. A principal delas, Clovis Tramontina, fundador e presidente de honra vitalício da associação, além de histórico mandatário da Tramontina. Responsável por globalizar a empresa, ele aproveitou o momento para alfinetar Tite, agora ex-técnico da Seleção Brasileira, por conta da eliminação na Copa do Mundo.
Ao falar sobre o insucesso da ACBF na Liga Nacional de Futsal (LNF) 2022, onde a equipe laranja foi eliminada nas quartas de final pelo Joaçaba, Clovis Tramontina comparou o favoritismo que a ACBF tinha na competição com o favoritismo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Na ocasião, a equipe comandada por Tite caiu para a Croácia, nos pênaltis, também nas quartas de final. Para o fundador do clube de Carlos Barbosa, o grande culpado pelo fracasso no Catar foi o técnico do Brasil.
— A Liga Nacional escapou de nós porque tínhamos a melhor equipe para ganhar, como o Brasil tinha a melhor equipe para vencer a Copa do Mundo. O Tite é um vagabundo, pode colocar na imprensa. Vagabundo, que deu folga aos jogadores. Olha os guris que estão jogando a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A cada dois dias, eles jogam uma partida e não têm folga. Na Copa do Mundo, eles (Seleção Brasileira) tinham que jogar sete partidas em 30 dias, e o cara deu folga, inclusive para o goleiro. O Brasil perdeu a Copa do Mundo por ele. A diferença entre o Brasil e a Argentina foi a seguinte: a Argentina queria ganhar a Copa, e o Brasil não — disse Clovis Tramontina.
Após as críticas direcionadas a Tite, Tramontina também foi firme ao falar aos jogadores sobre a cobrança que o torcedor da laranja tem em relação ao desempenho do time na temporada. Exigente, o fã da ACBF espera sempre que a equipe figure entre os melhores clubes e que conquiste os títulos que disputar.
— Na rua, vocês vão ser idolatrados e cobrados. Quando vocês ganham, eles aplaudem. Quando vocês perdem, são xingados. Queremos voltar a ganhar a Liga Gaúcha, a Liga Nacional e a Copa Gramado — afirmou Tramontina.
O técnico André Bié, que chegou ao clube para 2023, destacou o peso e a responsabilidade de defender a camisa laranja:
— Quando você vence, é porque algo diferente aconteceu. Aquela confiança, sinergia entre jogadores e comissão técnica e, claro, a torcida tem que estar sempre nos apoiando. É claro que teremos momentos difíceis, mas temos que ser resilientes, e somos profissionais para isso. O que não pode faltar é coragem em uma equipe que quer vencer. Temos que estar mentalmente fortes. Esse é o diferencial competitivo de uma equipe.