A arrancada do Esportivo no Gauchão é preocupante. Em três partidas, apenas um ponto somado. Para piorar, o desafio desta quarta-feira (2), na Montanha dos Vinhedos, é dos mais complicados. O time do técnico Carlos Moraes recebe o Grêmio, a partir das 20h. Após preservar alguns titulares no final de semana, Renato Portaluppi voltará a Bento Gonçalves com o que tem de melhor na escalação, incluindo o craque uruguaio Luis Suárez.
Para os donos da casa, o principal objetivo é melhorar o desempenho nos jogos como mandante. Até aqui, foram duas derrotas, diante de São José, por 2 a 1, e Brasil-Pel, por 1 a 0. O único ponto foi conquistado em São Leopoldo, no empate sem gols diante do Aimoré.
A sequência negativa fez a direção acelerar a busca por reforços. Foram anunciados nesta semana o zagueiro João Gabriel, 33 anos, que vem do São Caetano-SP e o meio-campista Vinícius Kiss, 34, que iniciou a temporada na Portuguesa-RJ. O primeiro teve o nome publicado pelo BID nesta terça-feira e fica à disposição de Carlos Moraes. Kiss só deve poder atuar diante do Caxias.
O treinador alviazul reclamou muito da arbitragem após a partida diante do Xavante, questionando o pênalti marcado no final da partida. Ao mesmo tempo, admitiu que o time alviazul falhou muito tecnicamente e acredita que o grupo precisará evoluir para encarar um rival de tamanha qualidade, como é o caso do Grêmio.
— Jogando dentro de casa, diante da nossa torcida, temos plenas condições de fazer uma ótima atuação — projetou o treinador.
Após a partida diante do Tricolor, o Esportivo terá dois compromissos fora de casa, contra o Caxias, no domingo, e o São Luiz, na semana seguinte.
— Precisamos corrigir os erros nesse curto espaço de tempo. O jogo do Grêmio e o do Caxias serão importante para o Esportivo nesse momento da competição, e precisamos pontuar — avaliou Moraes na coletiva após o jogo de domingo.