Ao longo dos 54 dias de preparação para o Campeonato Gaúcho, o técnico Thiago Carvalho manteve uma filosofia de trabalho durante os jogos-treinos. O próprio já havia antecipado que nos primeiros testes não haveria definição de time do Caxias. Contra o Sindicato e o Grêmio, ele misturou o grupo e testou todos os atletas.
A partir do terceiro teste, o comandante grená começou a desenhar um time base para a estreia no Campeonato Gaúcho. No dia 21, sábado, o Caxias recebe o Grêmio no Estádio Centenário. Carvalho não é de alterar a formação da sua equipe devido ao adversário. Nos últimos testes, foram poucas alterações de peças.
Há disputas em todos os setores do time do Caxias para o começo do Gauchão. Geralmente a fotografia do time muda no decorrer do campeonato.
O time base do Caxias para o começo do estadual tem: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando, Dudu Mandai (Jonathan); Moacir, Marciel, Peninha; Bustamante (Diego Rosa), Jean Dias e Eron.
DEFESA E MEIO-CAMPO
No gol, Bruno Ferreira parece ter assumido a titularidade da meta, desbancando André Lucas, titular da temporada passada. O goleiro ficou marcado pelo gol sofrido contra o América-RN nos instantes finais da partida do acesso à Série C, que o grená perdeu a vaga. Bruno deixou o Náutico depois de 10 anos e atuou em quatro jogos da Série B do Brasileirão em 2022.
Na linha defensiva, a única permanência da temporada passada é o lateral-direito Marcelo, que seguirá como titular. Ele ainda tem como ponto forte a bola parada. Já na esquerda, Jonathan disputa posição com Dudu Mandai. Titular no começo do estadual passado, Jonathan sofreu uma lesão ligamentar que o tirou da temporada. Na zaga, a dupla Dirceu e Fernando vem ganhando sequência. O primeiro jogou a Série B do Brasileirão pelo Operário em 2022. O zagueiro Ricardo Lima segue na briga por uma vaga e já trabalhou com o treinador na Aparecidense.
No meio-campo, Peninha aparece como dono da camisa 10 grená. Jogador de boa movimentação, também aparece bem para concluir. Inclusive marcou um gol no jogo-treino contra o Aimoré. Com 36 anos, Moacir surge como primeiro volante. Atleta experiente no cenário nacional, tem uma saída de bola qualificada e joga de cabeça erguida. Marciel vem como segundo homem do setor. Entretanto, o atleta bicampeão com Corinthians do Brasileirão de 2015 e 2017 oscilou bastante contra o Aimoré e cometeu erros defensivos cruciais. Ele deve iniciar como titular, mas Marlon pode tomar a posição no decorrer do campeonato.
ATAQUE
A grande dúvida para o começo do campeonato é no setor ofensivo. Bustamante sentiu uma entorse no joelho direito e pode desfalcar a equipe nas primeiras rodadas. Sem ele, Diego Rosa foi testado no último teste. No entanto, são jogadores de características diferentes. Bustamante é mais extrema, tem mais velocidade e poder de finalização. Diego Rosa é mais meia-atacante.
No lado esquerdo do ataque, Jean Dias foi o escolhido. Ele tem o jovem Richard como concorrente, que possui características mais fortes do um contra um e se destaca pela velocidade. Também estão na briga das vagas pelo lado do campo os atacantes do Grêmio Ronald e Wesley Pomba.
Para a camisa 9, o técnico Thiago Carvalho possuiu três opções. Eron atuou em todos os jogos-treinos. Marcão também tem imposição física e experiência, mas chegou no fim da preparação. Ele foi testado nos minutos finais contra o Aimoré. Corre por fora o jovem Vinicius Spaniol, que veio por empréstimo do Inter-SM e é tratado como uma aposta da direção.
ELENCO DO CAXIAS
Goleiros: Bruno Ferreira, André Lucas e Guilherme Nunes
Laterais: Marcelo (D), Yago (D), Adriel (D), Dudu Mandai (E) e Jonathan (E)
Zagueiros: Dirceu, Fernando, Lucão e Ricardo Lima
Volantes: Moacir, Marciel, Marlon, Vini Guedes e Pedro Cuiabá
Meias: Peninha, Diego Rosa e Matheus Gotler
Atacantes: Bustamante, Jean Dias, Richar, Ronald e Wesley Pomba
Centroavantes: Eron, Marcão e Vinicius Spaniol