O primeiro torneio internacional de tênis de Vacaria chegou ao fim com sotaque hermano. O argentino Román Burruchaga, cabeça de chave número 1, confirmou o favoritismo e venceu o brasileiro Orlando Luz, de virada, na manhã deste domingo (4), na decisão do Vacaria Open 2022.
A disputa na quadra coberta da Pousada Santa Teresa colocou frente a frente dois estilos diferentes de atletas promissores no tênis internacional. Gaúcho de Carazinho, Orlandinho, 24 anos, não se importou com o favoritismo argentino e deu show no primeiro set. A vitória por 6/0 veio com lances que empolgaram o público, e com direito a 27 pontos marcados contra apenas 12 do rival. A derrota irritou o argentino que olhava para o reservado e pedia instruções ao treinador, porque não sabia como reverter a partida.
No segundo set, Burruchaga encontrou o equilíbrio emocional que faltou no primeiro e venceu por 6/4. E a virada se confirmou no último set, com ampla vantagem do argentino, que devolveu o "pneu", com 6/0 na parcial. Com a vitória, Román Burruchaga conquista uma premiação, que foi dividida por etapas, no valor de 25 mil dólares e mais 25 pontos no ranking.
— Foi uma final muito dura, principalmente no início, mas consegui reverter no sets seguintes. Foi um grande torneio e bem organizado aqui em Vacaria. Agora preciso de férias para depois pensar em 2023 — garante Román Burruchaga.
Orlandinho chegou a estar no posto 272 em agosto do ano passado, mas os problemas físicos fizeram o gaúcho cair para a posição 574.
— Faltou um pouco de confiança para que eu pudesse jogar como no primeiro set. O tênis vale o momento. O Román mudou a estratégia no segundo set, eu acabei sacando muito mal e ele soube jogar melhor - admite Orlandinho.
Com o segundo lugar, o tenista gaúcho acumula 16 pontos e aguarda atualização do ranking da ATP. Ele já venceu oito torneios e levantou dois troféus de nível M25.
— Joguei pouco esse ano. Preciso focar bem para o ano que vem. Vacaria é minha segunda casa, valeu a pena estar aqui dividindo este momento com meus pais, que não tinham me visto jogar em 2022 - comemora o gaúcho.
O Vacaria Open encerra a temporada tendo ainda os brasileiros Gustavo Heide e João Loureiro como campeões da categoria de duplas. Eles venceram o também brasileiro Igor Gimenez e Grigoriy Lomakin, do Cazaquistão.