A maior rivalidade entre países da América do Sul também se faz presente no Vacaria Open 2022. O brasileiro Orlando Luz, por conta da desistência do rival, e o argentino Román Burruchaga venceram os duelos da semifinais na tarde deste sábado (3), e vão disputar o título de simples às 10h deste domingo (4).
No primeiro duelo, Burruchaga, o principal cabeça de chave, saiu perdendo o primeiro set para o paulista Gustavo Heide por 6/4. Mas até os pouco mais de 100 torcedores presentes na quadra coberta da Pousada Santa Teresa se renderam à garra do argentino e aplaudiram a virada por 6/3 e 6/2.
— Eu me mantive concentrado o tempo todo na partida, competindo muito. Partidas seguras se ganham assim. Enfrentei muitos brasileiros no torneio e agora é lutar para vencer a final - garante Burruchaga.
No duelo gaúcho, Orlando Luz, 24 anos de Carazinho, e Eduardo Ribeiro, 24 anos de Santa Cruz do Sul, faziam o confronto mais equilibrado da semifinal. Depois de um eletrizante 6/6, o primeiro set só foi definido do tie-break, com vitória de Orlandinho, como é conhecido, por 7/6. No começo do segundo set, Eduardo sentiu dores na perna direita e teve que abandonar a disputa para tristeza, inclusive de seu adversário e amigo.
— Fiquei muito triste com a lesão, o Eduardo é mais do que um amigo, é meu irmão. Nós jogamos vários torneios juntos. Mas, agora que cheguei até a final, vou com tudo para ser campeão. Trabalhamos muito para chegar até aqui - admite o tenista gaúcho.
A final entre o brasileiro Orlandinho e o argentino Burruchaga está marcada para as 10h de domingo (4) e a entrada é gratuita. Ao longo da competição foram entregues 25 mil dólares de premiação, divididos por etapas. Além disso, o Vacaria Open contabiliza pontos para o ranking mundial da ATP. Orlandinho pode chegar ao 272º lugar no ranking em simples. Burruchaga ocupa atualmente o posto 265.