Orlando Luz e Rafael Matos, que receberam convite para disputar a chave de duplas no Rio Open, surpreenderam a parceria número 1 do mundo na estreia. Na noite de segunda-feira (17), os gaúchos venceram os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah por 2 sets a 1, com parciais 6/1, 4/6 e 10/8, avançando às oitavas de final do maior torneio de tênis da América do Sul.
Nesta quarta-feira, enfrentarão os belgas Joran Vliegen e Sander Gillé valendo vaga nas quartas. A programação dos jogos começa às 16h30min, com transmissão do SporTV3.
Os colombianos Cabal e Farah, atuais números 1 e 2 do ranking de duplas da ATP, já conquistaram o Rio Open em 2014 e 2016, além do mais recente título do Aberto dos Estados Unidos de 2019. Também em 2019, foram campeões de duplas em Wimbledon. Todo o currículo torna a vitória de Orlando Luz, de 22 anos, e Rafael Matos, de 24, a mais importante da carreira dos jovens tenistas gaúchos.
— Estamos muito felizes. Desde que vimos a chave, em nenhum momento deixamos de acreditar. Viemos para fazer o melhor, faz tempo que estamos bem na dupla e sabíamos que iria ser uma grande oportunidade. Pegamos os melhores ranqueados, número 1 do mundo e fomos para cima — disse Orlando, logo após a partida.
Os brasileiros fizeram um primeiro set praticamente perfeito, permitindo que os colombianos confirmassem apenas um game. A segunda parcial foi mais equilibrada. Apesar das três chances de quebra para Luz e Matos, os colombianos Cabal e Farah conseguiram se recuperar e quebrar os gaúchos. No tie break, Luz e Matos saíram na frente, abrindo 3 a 0 no placar. Logo a dupla número 1 equilibrou a parcial, mas no 8 a 8, uma boa de devolução fez com que os brasileiros sacassem para a partida e, em seguida, a vitória.
— O que fez a diferença foi nossa vontade de ganhar, quando um estava por baixo, o outro levantava — disse Matos.