O reformulado grupo do Juventude se apresentou na manhã desta segunda-feira (12) para dar início à pré-temporada. Com o Gauchão de 2023 como desafio inicial, a equipe comandada pelo técnico Celso Roth tem uma série de reforços já anunciados, e ainda busca por contratações, especialmente para o setor ofensivo.
Aliás, entre as novidades anunciadas pelo departamento de futebol está o retorno do atacante Pedro Arthur, 20 anos, que vinha atuando no Flamengo. O jogador não estava com sequência na base da equipe carioca e encerrou seu vínculo com o clube em outubro. Agora, retorna ao Ju para atuar no grupo profissional.
— Estamos repatriando o Pedro Arthur, um jogador que saiu daqui com grande projeção, até o Flamengo, que optou em não renovar o contrato. Decidimos trazê-lo de volta. É um ativo do clube, se não fizéssemos isso, aquele percentual negociado no passado estaria perdido — destacou o executivo de futebol Júnior Chávare, confirmando o retorno do atacante.
Pedro havia sido negociado com os cariocas em 2017, quando ainda tinha 15 anos. Era tratado com uma joia da base alviverde. No Flamengo, acabou prejudicado por uma grave lesão no joelho, mesmo que tenha sido destaque nos seus primeiros anos no Rio de Janeiro.
Se um chega, outro está de saída. O meia Rodrigo Bassani, que estava emprestado ao Figueirense, não permanecerá no Alfredo Jaconi. O atleta será vendido e deve continuar atuando pela equipe catarinense.
Até aqui, o Juventude anunciou 11 contratações: o goleiro Lucas Wingert, os zagueiros Zé Marcos, Gerardo Gordillo e Felipe Carvalho, os laterais-esquerdos Alan Ruschel e Guilherme Guedes, os laterais-direitos Dani Bolt e Daniel Guedes, os volantes Emerson Santos e Wesley Hudson e o atacante Daniel Cruz. O zagueiro Danilo Boza retorna de empréstimo. Já o volante Mandaca, o meia-atacante Montefiori e o atacante Echaporã ainda não foram apresentados oficialmente, mas estão treinando no clube.
Apenas o zagueiro Gerardo Gordillo teve vôo cancelado e se apresenta em Caxias do Sul na manhã de terça-feira (13).
De acordo com Chávare, até a próxima quinta-feira (15) a maior parte do elenco vai estar fechada, faltando as contratações de mais um goleiro, um ou dois meias e até dois centroavantes.
— Além da escassez no mercado, a questão técnica também está sendo avaliada. Um camisa 9 deve chegar, mas não queremos contratar jogadores por memória afetiva, por lembrar de jogadores que fizeram história no passado. O mercado está dificultando bastante, mas devemos anunciar no momento adequado - garantiu Chávare.
Grupo que se apresentou
GOLEIROS
Pegorari (remanescente)
Lucas Wingert (reforço)
Ronald (base)
Mário (base)
ZAGUEIROS
Gordillo (reforço – se apresenta nesta terça)
Danilo Boza (retorna de empréstimo)
Felipe Carvalho (reforço)
Zé Marcos (reforço)
LATERAIS
Alan Ruschel (reforço)
Guilherme Guedes (reforço)
Paulo Henrique (remanescente)
Dani Bolt (reforço)
Dudu (remanescente/base)
Daniel Guedes (reforço)
MEIO-CAMPO
Jean Irmer (remanescente)
Jadson (remanescente)
Emerson Santos (reforço)
Wesley Hudson (reforço)
Gabriel Tota (remanescente)
Kelvi (remanescente/base)
Pará (remanescente/base)
Luís Mandaca (reforço a ser anunciado)
ATACANTES
Rafinha (remanescente/base)
Ruan (remanescente/base)
Weliton (remanescente/base)
Gabriel Aires (remanescente/base)
Thomi Montefiori (reforço/base)
Echaporã (reforço a ser anunciado)
Daniel Cruz (reforço)
Pedro Arthur (retorna do Flamengo)