O novo executivo de futebol do Caxias é Marcelo Segurado. O profissional está em Goiânia-GO, sua cidade natal, e deve chegar a Caxias do Sul na próxima terça-feira (4). A sua apresentação no Estádio Centenário deve ocorrer no dia seguinte.
O primeiro contato da direção grená com o executivo ocorreu há 10 dias. A oficialização veio na última quinta-feira (29). A direção tinha pressa, pois pretende iniciar neste mês de outubro os contatos com jogadores para a montagem do elenco. Segurado revelou o que foi decisivo para fechar com o Caxias para a temporada de 2023.
— A seriedade das pessoas que fazem parte da direção, a continuidade, não se tem uma ruptura política, a estrutura e a história do Caxias. O mercado é muito bom no Sul. É a soma de tudo, cidade, clube, seriedade de proposta e planejamento. Isso tudo contribui — comentou ao Pioneiro.
O executivo de futebol não terá apenas a função de contratar jogadores. O Caxias buscava um profissional com experiência e que estruture o departamento de futebol do clube como um todo, o que abrange também a realização de um planejamento para as categorias de base.
— Tratamos (com a direção) sobre a estruturação do clube, implementação de protocolos. Participarei de todo esse processo de estruturação. A questão de contratação de jogadores passa por mim, mas por outras pessoas também. É um trabalho a quatro mãos. Não é só contratação de jogadores.
ENCONTRO COM TÉCNICO E REFORÇOS
Segurado já trabalha em prol do Caxias. Antes mesmo do clube oficializar seu nome, o profissional almoçou com o técnico Thiago Carvalho e o auxiliar Luís Gustavo. Foi o primeiro encontro com o comandante da casamata grená. Como está de férias em Goiás, mesmo estado do executivo, o treinador antecipou alguns pontos do seu planejamento para a formação do elenco. O executivo classificou como muito boa a conversa.
— Conhecia o Thiago, mas não pessoalmente. Acompanhei o trabalho dele aqui pela Aparecidense. A conversa primeira foi para entender o modelo dele de jogo, para que possamos montar o elenco em cima dessas ideias. O primeiro contato foi muito bom — declarou Segurado, que terá um novo encontro nesta segunda com o técnico Thiago Carvalho.
Na primeira conversa presencial com a comissão técnica, o executivo já tratou de possíveis nomes para reforçar o Caxias. Entretanto, ele afirma que o momento não é favorável para acertos com jogadores.
— Já estamos discutindo desde quinta-feira esse processo. O mercado agora está fechado. Este momento é de muitos contatos, está bem complicado. Uma boa parte dos jogadores estão aguardando. É um momento de mapeamento — esclareceu o profissional.
TRABALHOS ANTERIORES E DESAFIO NO SUL
O último clube de Marcelo Segurado foi o Santa Cruz-PE. O time caiu nas oitavas de final da Série D para o Tocantinópolis. Entretanto, o profissional não estava mais no clube. Ele chegou na Cobra Coral em novembro de 2021. Em fevereiro deste ano, o time pernambucano passou por uma ruptura política e o executivo deixou o clube dois meses depois.
Na carreira, ele ainda tem passagens em outros times com trabalhos positivos. Pelo Goiás foi bicampeão estadual em 2012 e 2013, Campeão Brasileiro da Série B em 2012 e 6º colocado na Série A do ano seguinte. Também participou de um processo de reestruturação da base do clube, chegando a ser vice-campeão da Copa São Paulo de 2013. Já pelo Ceará também foi bicampeão estadual em 2017 e 2018 e conquistou o acesso à Série A em 2017. Segurado quer trazer essa experiência para aprimorar o Caxias neste processo de reestruturação. Ele explicou as suas áreas de atuação.
— A estruturação, integração dos departamentos, entendimento, planejamento, implementação de protocolos e inteligência de mercado, são essas situações. Foram quatro anos no Ceará onde participei ativamente desse processo de reestruturação. Mais ou menos isso que eu quero fazer no Caxias — declarou executivo, que falou também sobre o desafio de trabalhar pela primeira vez no sul do país:
— Encaro como um desafio. Entrar em um mercado competitivo, de muito profissionais de qualidade. É a chance de estar em um dos principais mercados brasileiros — finalizou.