O ano de 2022 do torcedor do Juventude é bem diferente dos últimos anos. Se em 2019, 2020 e 2021 foram de alegrias com os acessos nas Série C e B do Brasileiro, e com a permanência na Primeira Divisão, a atual temporada é de insucessos e o clima é de final de festa no Brasileirão. Com o rebaixamento encaminhado com muitas rodadas de antecedência, o 2023 será de mudanças no Estádio Alfredo Jaconi.
Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol, já informou que não continua no cargo na próxima temporada. O técnico Umberto Louzer foi demitido no início da semana. O diretor-executivo Michel Alves não deve permanecer para 2023. E uma figura importante e histórica do Juventude pode deixar a sua atual função no final deste ano. O presidente Walter Dal Zotto Jr, que no início de 2022 precisou se afastar do clube, em razão da descoberta de um câncer de orofaringe, diagnosticado a partir de inchaços (gânglios) na região do pescoço, poderá deixar o cargo.
— É uma resposta que eu ainda não tenho. Nós estamos preocupados com a transição do futebol para implementar o mais rápido possível para o ano que vem. O clube é futebol e temos que fazer o quanto antes. A partir daí, vamos pensar na minha questão pessoal. Teria mais um ano, mas 2022 foi muito difícil e complicado — comentou Walter Dal Zotto Jr, que completou:
— No final de abril, eu me afastei do clube e estou retornando agora. Estou me recuperando bem e num caminho de plena recuperação. Esse período que atravessei, a gente avalia muitas questões. Estou há sete anos direto no clube. Três como vice de marketing e quarto como presidente. O desgaste é muito grande.
Walter Dal Zotto Jr foi eleito vice-presidente de marketing do Juventude por três anos. Na sequência, no final de 2018, Roberto Tonietto licenciou-se do cargo e Waltinho assumiu de presidente interinamente. Em 2019, o Conselho Deliberativo do clube decidiu pela continuidade da gestão. Na época, foi aprovada a extensão do mandato por mais dois anos, até o final de 2021. No final do ano passado, foi reconduzido por mais dois anos. Portanto, são três anos como vice-presidente e quatro como mandatário máximo. Esse período todo dá a experiência para conduzir um planejamento visando a próxima temporada.
— Eu tenho certeza que temos que dar um pontapé inicial para 2023. O momento é agora para traçar algumas coisas visando a próxima temporada. Temos que fazer essa transição no mais alto nível e conseguir trabalhar neste ano pensando no ano que vem. Vamos ter um tempo agora para fazer um planejamento com calma — avaliou Waltinho, que encerrou:
— Agora, de forma mais equilibrada, com questões que foram saneadas neste período, e usando grande parte desse orçamento para o ano e não para pagar questões passadas. São aspectos positivos. Temos que pedir desculpas ao torcedor, porque não repetimos os outros anos.
Caso Walter Dal Zotto Jr deixe o cargo de presidente, o nome mais cotado para assumir é Fábio Pizzamiglio, atual vice-presidente de Comunicação e Marketing do clube.