O novo executivo de futebol do Juventude já trabalha no Estádio Alfredo Jaconi. Júnior Chávare foi apresentado oficialmente para a imprensa na manhã desta quarta-feira (19), mas já havia sido anunciado aos conselheiros do clube na reunião da noite de terça-feira, quando foi formalizada a saída de Walter Dal Zotto Jr. da presidência e a posse de Fábio Pizzamiglio para o cargo em 2023.
Na apresentação das novas funções da nova direção, também foram feitas as primeiras explanações do novo executivo alviverde. Entre os temas tratados, a forma como o Juventude irá tratar o orçamento, a forma como o será feita a busca por reforços e a definição do treinador para 2023.
Entre os objetivos traçados pela presidência alviverde, estão a busca por, pelo menos, chegar na terceira fase da Copa do Brasil, o título do interior no Campeonato Gaúcho, com meta de brigar pelo título estadual, além de permanecer entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro da Série B desde o início da competição, com objetivo de conquistar o acesso.
— Temos, hoje, uma expectativa na casa de R$ 20 mil para trabalhar por jogador, com algumas exceções. Mas o importante é entender que vamos trabalhar muito com o pé no chão. Sabemos que alguns clubes não querem saber o que vai acontecer no outro ano, não vão se preocupar com 2024, vão fazer o que tem que fazer e tentar subir de qualquer jeito. Só que isso já conhecemos no futebol, isso é efêmero, rapidamente evapora. É igual enxugar gelo, começa um processo que não vai funcionar. A responsabilidade financeira vai nortear todo o nosso trabalho — disse Chávare, explicando como isso vai ter impacto dentro do grupo de jogadores:
— Vamos ter jogadores mais cascudos, mais pesados, mais experientes, e temos que ter, mas, basicamente, nosso clube tem que ser mais jovem, jogadores que venham com fome, que venham efetivamente para buscar o seu espaço. Isso pode ser questão de alguns empréstimos, nossa captação, algo que nos próximos meses vamos investir fortemente para que o Juventude possa se tornar agressivo de novo na captação de jovens talentos, pensando na base para chegar no profissional.
Uma das primeiras atribuições do novo executivo alviverde é a definição do novo treinador, decisão que está sendo tomada junto com o comitê gestor do futebol alviverde. O nome de Celso Roth segue em pauta e pode ser confirmado nos próximos dias. Apesar disso, Chávare deu um tom mais cauteloso para a oficialização da comissão técnica:
— Até acho que minha chegada atrasou um pouco a conversa com os técnicos, porque, de uma forma que eu agradeço particularmente, a diretoria parou com essas conversas até definir o executivo para que pudéssemos opinar sobre esses nomes. É um nome que está na mesa (de Roth), mas existem outros nomes. Nos próximos dias vamos definir dentro de um processo de convicção do que estamos procurando. Estaremos trazendo alguém porque é nossa opção, não vai vir ninguém por falta de opção.
Chávare ainda confirmou que, assim que houver o acerto com o novo treinador, a expectativa é que ele já comece os trabalhos nos jogos finais da Série A do Campeonato Brasileiro, visando conhecer o grupo de atletas para definir quem interessa para 2023.