O goleiro Luiz Turatto, 16 anos, do Juventude, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17. O jovem foi campeão gaúcho da categoria recentemente com o Ju, sendo um dos destaques da equipe, que teve a melhor defesa da competição. A convocação do técnico Phelipe Leal faz parte da quarta fase de preparação da Seleção para o Sul-Americano, que acontece em 2023.
A apresentação de Turatto na Seleção será dia no dia 27 de outubro, em São Luís, no Maranhão. O goleiro permanecerá representando o Brasil até o dia 9 de novembro. Neste período, serão quatro amistosos, contra Chile e Paraguai. As partidas serão disputadas no Estádio Castelão nos dias 1, 3, 6 e 8 de novembro. Os horários dos jogos ainda serão definidos. Os dois primeiros confrontos serão contra o Chile. Em seguida, a Seleção sub-17 encara os dois duelos contra os paraguaios.
— Primeiramente, gostaria de agradecer à Deus e à todos que me dão suporte diariamente. Essa convocação é fruto de muito trabalho e dedicação. Nada seria possível sem ajuda de todas comissões técnicas. Agradeço ao Juventude pelas oportunidades que tive desde que cheguei. Junto com meus companheiros, consegui conquistar coisas importantes com essa camisa. Agora é seguir trabalhando para conquistar coisas ainda maiores — afirmou o jovem goleiro.
Luiz Guilherme Turatto de Almeida nasceu no dia 1º de junho de 2006, em Chapecó-SC. Ele tem 1m91cm e 78kg. O começo no futebol foi aos 9 anos, no Avaí. Depois de duas temporadas, ficou um tempo sem atuar e conseguiu uma oportunidade para treinar com o preparador de goleiros Rafael Córdova. Durante seis meses, ficou no Figueirense, na época com 13 anos. Posteriormente, teve uma passagem de dois anos pelo Flamengo. Em julho do ano passado, recebeu uma proposta do Juventude.
— Comecei no Avaí, depois eu saí e fiquei um tempinho no mercado. Aí então, fui para o Figueirense, treinando com o preparador Rafael Córdova, que me ajudou muito na época. Depois, fui para o Flamengo até receber a oportunidade de vir para o Juventude — relembrou Turatto.
Na primeira temporada como atleta alviverde, foi premiado como melhor goleiro da Copa Gramado sub-16. Nesta temporada, o jovem catarinense recebeu o prêmio de goleiro menos vazado da Copa Brasileirinho sub-17, competição que o Verdão foi vice-campeão, com apenas dois gols sofridos.
Por fim, no Campeonato Gaúcho sub-17, foi campeão gaúcho e um dos responsáveis por garantir a melhor defesa da competição. No Estadual, a defesa alviverde foi vazada em apenas quatro oportunidades.
— Luiz é um atleta de muita imposição e personalidade forte. Além de ser pegador de pênalti, ele tem uma saída muito boa do gol e uma leitura de jogo muito inteligente. É um menino muito trabalhador e sabe onde quer chegar. Ele tem objetivos na carreira e trabalha demais para alcançar. Então além da qualidade, ele é um atleta que batalha muito no dia a dia — avaliou Fábio de Oliveira, treinador de goleiros da categoria sub-17 do Juventude.
CONVOCADOS:
Goleiros:
Caio - Flamengo
Luiz Turatto - Juventude
Phillipe Gabriel - Vasco
Laterais:
J.P. Chermont - Santos
Vitor Reis - Atlético-MG
Esquerdinha - Fluminense
João Souza - Santos
Zagueiros:
Dayvisson - Athletico-PR
Dalla Corte - Inter
Da Mata - Grêmio
Vitor Nunes - Palmeiras
Meio-campistas:
Bernardo Valim - Botafogo
Dudu - Athletico-PR
Guilherme - São Paulo
Lucas Camilo - Grêmio
Luiz Gustavo Bahia - Corinthians
Matheus Ferreira - Vasco
Atacantes:
Estevão - Palmeiras
Luis Guilherme - Palmeiras
Pedrinho - Corinthians
Rayan - Vasco
Ricardo - Inter
Riquelme - Fluminense
Rodrigo Cezar - Santos
Programação dos jogos:
1/11 - BRASIL x Chile
3/11 - BRASIL x Chile
6/11 - BRASIL x Paraguai
8/11 - BRASIL x Paraguai
LOCAL: Estádio Castelão
Horário: a definir