O dia 18 de outubro de 2022 marca uma nova fase no Juventude. Após quatro anos sob o comando de Walter Dal Zotto Jr., que se licenciou do cargo, o clube tem um novo presidente até o final da próxima temporada. Em reunião do Conselho Deliberativo, nesta terça-feira (18), o empresário Fábio Pizzamiglio, 42 anos, foi oficializado na nova função, com o objetivo de manter o padrão da gestão que tirou o Ju da Série C e levou até à elite do futebol nacional nas últimas temporadas.
— O desafio é manter a excelência da atual gestão, em termos financeiros e administrativos. A régua subiu muito. Levar um time da Série C para a Série A, o clube é exemplo, inclusive na Série A. O desafio é manter e evoluir. Além disso, voltar a ter bons resultados dentro de campo — comentou Fábio Pizzamiglio, que atuava como vice-presidente de Comunicação e Marketing desde 2019.
O novo mandatário do Juventude começou a frequentar o Estádio Alfredo Jaconi ainda na infância, graças a influências do pai, João Carlos Pizzamiglio. Curiosamente, o pai de Fábio já foi vice-presidente na gestão do pai de Waltinho, Walter Humberto Dal Zotto, na década de 1980. Aos 16 anos, Fábio Pizzamiglio foi funcionário do setor de TI (Tecnologia da Informação) do Estádio Alfredo Jaconi. Ele tornou-se sócio ainda quando criança e Conselheiro aos 18.
Em 2019, voltou ao Juventude como diretor do departamento de marketing e comunicação e, no ano seguinte, passou a ser vice-presidente da pasta. Entre suas atribuições, conseguiu crescimento em comercialização de patrocínios e publicidade estática, além de um aumento envolvendo redes sociais, quadro de sócios e produção de conteúdo.
— Não pensava que um dia seria presidente. Desde pequeno, participava ali na diretoria. O pai me levava junto e aprendi bastante para a minha vida profissional pré-Juventude. Não imaginava que chegaria na presidência do Juventude da forma como foi. Talvez com 60 anos, e com a vida feita — afirmou Fábio.
Como empresário, Pizzamiglio atua como diretor-presidente da Efficienza Negócios Internacionais, referência no ramo em todo o Brasil e empresa patrocinadora do Juventude há 15 anos. Além disso, é presidente-voluntário do Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos, entidade educacional, social e espiritual sem fins lucrativos e que atende mais de 1,8 mil crianças em vulnerabilidade social na educação infantil e outras 200 em atividades no turno escolar inverso.
Vices e departamento de futebol
Paulo Stumpf é vice-presidente eleito e continua no cargo. Ele irá auxiliar Fábio Pizzamiglio na condução da diretoria executiva. Será uma espécie de vice-presidente geral do clube. Ele é membro da diretoria desde 2020, tornando-se fundamental na manutenção da saúde financeira e na reorganização administrativa do Juventude. Rafael Bellei é outro vice-presidente estatutário e seguirá como responsável pelo Patrimônio. O dirigente entrou para a diretoria executiva neste ano, mas já participava ativamente do trabalho de reformulação do Estádio Alfredo Jaconi e do Centro de Treinamentos.
Já o departamento de futebol passará pela principal mudança no organograma da atual diretoria. Com a saída de Osvaldo Pioner, um comitê gestor foi formado: Luis Carlos Bianchi, Almir Adami e Jones Biglia. O diretor-executivo será Júnior Chávare.
DIRETORIA EXECUTIVA
:: Presidente: Fábio Pizzamiglio
:: Vice-presidente geral: Paulo Stumpf
:: Vice-presidente de patrimônio: Rafael Bellei
COMITÊ GESTOR DE FUTEBOL
:: Diretor de futebol: Almir Adami
:: Diretor de futebol: Luis Carlos Bianchi
:: Diretor de futebol: Jones Biglia
:: Executivo de futebol: Júnior Chávare