Celso Roth vem aí. E dessa vez não é no Grêmio, nem no Inter, e sim no Juventude. O treinador foi oficializado nesta sexta-feira (28) como o novo treinador do Verdão. Aos 64 anos, o profissional chega para ajudar no planejamento visando a temporada 2023. O experiente técnico está sem trabalhar na função desde 2016. Agora, terá a chance de retomar a carreira. Ele terá como auxiliar-técnico Beto Ferreira. A apresentação oficial será neste sábado.
O profissional tem ligação com o Juventude e com Caxias do Sul. Além de ser natural da cidade, Celso Roth nunca foi treinador da equipe alviverde, mas entre 1983 e 1986 atuou como preparador físico comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Roth também foi jogador das categorias de base do Verdão na década de 1970. Com mais de 30 anos na carreira como treinador, Roth já dirigiu mais de 15 clubes no futebol brasileiro.
Entre suas maiores conquistas estão: campeão do Gauchão de 1997 pelo Inter, campeão do Estadual pelo Grêmio em 1999, campeão da Copa do Nordeste pelo Sport em 2000 e a Copa Libertadores de 2010 com o Inter, ao derrotar o Chivas, do México, na final.
Celso Roth já treinou Brasil-Pel, Caxias e Esportivo no interior gaúcho. Também teve inúmeras passagens pelo Grêmio e Inter. No futebol nacional, comandou Vitória, Sport, Palmeiras, Santos, Atletico-MG, Goiás, Flamengo, Botafogo, Vasco, Náutico, Cruzeiro e Coritiba. Seu último trabalho como treinador foi no Inter em 2016, quando foi contratado em agosto, mas demitido em novembro. O time colorado estava brigando contra o rebaixamento e não conseguiu se salvar.
No Juventude, Celso Roth preenche os requisitos de um perfil traçado pela diretoria: alguém que saiba trabalhar com as categorias de base, porque o Verdão quer e precisa utilizar os jovens como forma de gerar receita para o clube. Na sua carreira, ele tem histórico de oportunizar jovens: Em 1998, surgia no Inter o zagueiro Lúcio, pentacampeão mundial com a Seleção. Em 2002, Diego e Robinho surgiram com o treinador. Em 2008, no Grêmio foi Douglas Costa. Além disso, o novo comandante tem traços de liderança e imposição no vestiário.
O novo treinador do Juventude já comanda o primeiro treinamento neste sábado visando o jogo contra o Coritiba, válido pela 35ª rodada do Brasileirão. O Ju não tem mais chance de escapar do rebaixamento. Assumindo a equipe agora, Roth já ajuda no planejamento visando a temporada de 2023, com renovações e contratações.
CELSO ROTH COMO PREPARADOR FÍSICO DO JUVENTUDE