O Caxias já tem um total de 13 jogadores confirmados para a temporada de 2023. Sete são atletas do atual elenco que irão permanecer para o Campeonato Gaúcho, casos dos goleiros André Lucas e Guilherme Nunes, do lateral-direito Marcelo, do lateral-esquerdo Jonathan, do volante Marlon e dos atacantes Bustamante e Giovane Gomez.
Somam-se a lista dos remanescentes outros seis jogadores com pré-contrato assinado. São atletas que estão atuando em outras equipes, como da Série B do Brasileirão. O clube não confirma os nomes, mas entre os acertados está o lateral-esquerdo Dudu Mandai, 29 anos. Nesta temporada, o atleta atuou pelo Santa Cruz na Série D e recentemente estava no Floresta-CE.
— Com pré-contrato já assinado temos seis atletas. Tem alguns atletas que foram enviadas as propostas, com sinal positivo. Temos três zagueiros contratados, um lateral-esquerdo, um atacante de lado e um centroavante. Após aceitar a proposta, tem a questão do pré-contrato, examinado pelo atleta e empresário. Após isso dá para dizer que é um atleta contratado. O pré-contrato é feito para ter uma garantia, tem cláusula de multa em caso de desistência ou atleta que não se apresentar — explicou o gerente de futebol do Caxias, João Corrêa.
O Caxias também conversas com clubes de nome do cenário nacional para contar com atletas mais jovens. O volante Pedro Cuiabá, 20 anos, do Grêmio está na lista. O clube espera finalizar a negociação após a participação do tricolor na Copa FGF. O time está nas semifinais e enfrentará o São Luiz.
— Tem alguns atletas que estamos buscando em parceria com clubes grandes vindo por empréstimo e com condições de serem titulares. A gente tem conversas com Grêmio. O Pedro Cuiabá a gente tem boas referências. É um atleta de força. Quando a gente fez a conversa com o atleta, ele prontamente demonstrou interesse. Não temos nada firmado. Tem a possibilidade de outros atletas também do Grêmio, Atlético-MG e Ceará — revelou o gerente.
DOIS CONHECIDOS
Outros dois nomes também estão entre os cotados para temporada que vem. O atacante Gustavo Ramos, 26 anos, pode voltar ao Estádio Centenário. O clube não descarta o nome do jogador que vestiu a camisa do Caxias em 2021. Outro que pode retornar é o volante Elyeser, que atuou pelo clube em 2017 e estava no Santa Cruz-PE, conforme o gerente.
— O Elyeser foi um atleta que o nome surgiu desde o início do nosso trabalho. Thiago perguntou sobre o rendimento dele. Ele teve algumas lesões que atrapalharam um pouco a continuidade na carreira no Paysandu. Tivemos conversas, mas tem outros atletas que avaliamos. É um atleta que se encaixa bem no modelo do Thiago, como segundo volante. Ainda não temos essa contratação — afirmou o João Corrêa, que projeta 80% do grupo formado para o começo da pré-temporada:
— A meta é pelo menos uns 80% do elenco formado. A apresentação deve ser no dia 21 de novembro. Já uns dias antes os atletas devem fazer os exames e a partir daí avalizar a contratação.