Foi um sábado à noite de horrores para o torcedor do Juventude. Em uma das piores atuações da equipe no Brasileiro e em um jogo de muitos erros de lado a lado, o time de Umberto Louzer foi derrotado pelo Cuiabá, por 1 a 0, na Arena Pantanal. O centroavante André marcou o único gol da partida.
O Ju segue sem pontuar no segundo turno e permanece com 16 pontos, na lanterna da competição. A diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento pode aumentar dos atuais seis pontos ao final da rodada. A próxima partida do Verdão será no domingo (21), às 11h, contra o Botafogo, no Estádio Alfredo Jaconi.
O início de partida na Arena Pantanal foi de poucas oportunidades de finalização. Em um jogo de estudo e pouca mobilidade, o Ju chegou primeiro. Aos oito minutos, em jogada bem trabalhada, Moraes avançou pela esquerda e cruzou para Pitta, mas Empereur fez o corte antes da bola chegar ao atacante. Por mais que a posse fosse por mais tempo do Cuiabá, era o Juventude quem conseguia finalizar. Aos 13, Felipe Pires recebeu de Jadson e tentou o chute de primeira, mas ele saiu torto e alto. Dois minutos depois, foi a vez de Pitta tentar de longe, mas a finalização saiu fraca, nas mãos de Walter. Parou por aí.
Donos dos dois piores ataques da competição, Cuiabá e Juventude tinham muitas dificuldades para criar. Porém, na primeira chegada, o time da casa teve espaço para jogar. Valdivia recebeu pelo lado esquerdo e cruzou na segunda trave. Daniel Guedes ganhou de Moraes na bola aérea e desviou para o meio da área, onde André, em cima da linha, só empurrou para as redes: 1 a 0.
Logo na sequência, quase saiu o segundo. Pepê ganhou de três e tocou para Pirani, que venceu Nogueira na velocidade e finalizou para a defesa de Pegorari com os pés. Após ficar atrás do placar, o Ju só foi levar perigo aos 32. Em troca de passes, a bola chegou até Bruno Nazário, que, da entrada da área, finalizou fraco.
Aos 37, um lance polêmico. Bruno Nazário foi lançado pelo lado esquerdo da área e, quase na linha de fundo, foi tocado por Joaquim. O árbitro não marcou o pênalti, mas o VAR recomendou a revisão. Porém, após a avaliação, Marielson Alves Silva manteve a decisão de campo, para protesto do time gaúcho.
Até o final da primeira etapa, mesmo com as tentativas de lado a lado, o resultado seguiu no 1 a 0 para o Cuiabá
COM MUDANÇAS
A estrutura tática do Juventude com três zagueiros durou apenas o primeiro tempo. No intervalo, Umberto sacou Thalisson e colocou Capixaba. Outra troca foi a entrada de Elton na vaga de Yuri. Porém, quem levou perigo logo de cara foi o Cuiabá. Logo no primeiro minuto, Pegorari salvou o Juventude com uma defesaça no ângulo em uma finalização de primeira feita por Rafael Gava, de fora da área.
O que se viu na sequência foi um jogo de baixíssima qualidade técnica, muitos erros de passes e pouca criatividade de lado a lado. O Juventude insistia pelos lados de campo, mas pecava demais no campo ofensivo. Nem mesmo a troca de Pitta por Ricardo Bueno mudou o cenário.
Com a estreia de Deyverson, o Cuiabá pouco era ameaçado e ainda levava perigo nos contra-ataques. Aos 32, Pirani finalizou cruzado e rente à trave. Na última tentativa de mudar algo, Umberto mandou a campo mais dois atacantes: Vitor Leque e Vitor Gabriel. Com Capixaba de lateral-esquerdo e quatro atacantes, o Ju tentou uma pressão final, quase sempre nos lançamentos para a área.
Aos 40, o Cuiabá perdeu outra grande chance. Deyverson saindo livre do campo de defesa ficou cara a cara com Pegorari, mas chutou por cima. Na sequência, Pepê teve outra chance e chutou por cima.
Para coroar a má atuação coletiva, Vitor Leque ainda conseguiu ser expulso. Primeiro, ele tentou agredir Deyverson e o VAR trocou o cartão vermelho pelo amarelo. Porém, ainda houve tempo para o atacante fazer nova falta e, aí sim, receber o segundo amarelo.
FICHA TÉCNICA
Cuiabá 1x0 Juventude
Arena Pantanal, em Cuiabá-MT
22ª rodada
Cuiabá
Walter; Daniel Guedes (João Lucas, 20/2º), Marlon, Alan Empereur (Camilo, 10/2º) e Kelvin Osorio; Joaquim, Rafael Gava (Paulão, 35/2º), Pirani (André Luiz, 35/2º) e Pepê; André Felipe (Deyverson, 20/2º) e Valdivia. Técnico: Antonio Oliveira
Juventude
Pegorari; Thalisson (Capixaba, int.), Paulo Miranda e Nogueira; Rodrigo Soares, Yuri (Elton, int.), Jadson (Vitor Gabriel, 36/2º), Bruno Nazário e Moraes (Vitor Leque, 36/2º); Pitta (Ricardo Bueno, 10/2º) e Felipe Pires. Técnico: Umberto Louzer
Gols: André (C), aos 21min, no primeiro tempo.
Expulsão: Vitor Leque (J).
Amarelos: Alan Empereur, Pepê e Pirani, Daniel Guedes (C); Yuri, Jadson, Elton (J).
Árbitro: Marielson Alves Silva, auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA) e Luanderson Lima dos Santos (trio da Bahia). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA).