Com uma grande atuação ofensiva e participação efetiva dos atletas que saíram do banco, o Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude conquistou a sua segunda vitória em quatro partidas na Liga de Desenvolvimento, a LDB. Em jogo disputado no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul, a equipe caxiense bateu o Botafogo, com autoridade, por 85 a 65.
Para fechar a primeira semana de jogos, o Caxias enfrenta o Coritiba Monsters-PR, neste sábado, às 14h30min, com o objetivo de alcançar mais um resultado positivo e se aproximar dos líderes.
Nesta sexta-feira (22), no primeiro quarto, dois momentos distintos no confronto. Os minutos iniciais foram de amplo domínio do Caxias. Com ótimo aproveitamento do perímetro, a equipe gaúcha conseguiu abrir 18 a 10 e obrigou o técnico do Botafogo a pedir tempo. Após a paralisação, foi a vez dos cariocas crescerem no confronto, respondendo justamente nos chutes de três pontos. No final, empate em 20 a 20 no placar.
A segunda parcial começou com o Caxias repetindo o bom desempenho ofensivo do início da partida, com aproveitamento superior a 45%. Forte na marcação e com uma transição rápida, a equipe do técnico Bruno Lopes abriu 37 a 25, com destaque para Pedro Lucas, que saiu do banco para comandar o ataque. Mantendo a intensidade na defesa, o time caxiense cedeu apenas sete pontos ao rival no período e foi para o intervalo vencendo por 43 a 27.
Na volta dos vestiários, o Botafogo até esboçou uma reação, com marcação mais agressiva. Só que, trabalhando melhor a posse de bola e aproveitando os erros do adversário, o time caxiense conseguiu se impor novamente. Apresentando uma evolução coletiva, com o crescimento de jogadores que não vinham sendo protagonistas nas partidas anteriores, o Caxias fez 23 a 17 no terceiro quarto, ampliando a diferença para 22 pontos: 66 a 44 no total.
No último período, em um jogo de sequências de pontos para os dois lados, o Caxias Basquete conseguiu manter a consistência para assegurar o resultado com tranquilidade. Com uma cesta de três pontos e falta sofrida, o armador Gabriel foi o responsável pela grande jogada individual do quarto. Com 15 pontos, oito assistências e seis roubos de bola, o jogador acabou sendo, mais uma vez, um dos destaques individuais. O cestinha do Caxias foi o ala/pivô Jamison Jr., com 20 pontos. Luan, com 13, e Pedro Lucas, com 10, também alcançaram dígitos duplos, na partida encerrada com 85 a 65.