O terceiro jogo do Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude foi um dos melhores da competição até aqui. Nesta quarta-feira (20), diante da forte equipe do Vasco da Gama/Tijuca, o confronto foi decidido nos segundos finais e teve grandes protagonistas de lado a lado. No estouro do cronômetro, melhor para os cariocas, que venceram por 79 a 75.
Foi a segunda derrota do Caxias na competição. O time volta à quadra na sexta-feira (22), às 14h30min, diante do Botafogo-RJ, novamente em Santa Cruz do Sul.
A partida desta quarta-feira teve altos e baixos dos dois lados. O time caxiense saiu na frente do placar, mas o Vasco logo reagiu, comandado pela dupla Matheusinho e Euller. Mesmo sem conseguir abrir larga vantagem, fechou os 10 minutos iniciais na frente: 23 a 17.
Com uma marcação mais forte e mantendo a efetividade ofensiva, o Caxias dominou o segundo período. Com o ala Shaw em destaque e os armadores Elias e Gabriel coordenando as jogadas ofensivas, a equipe do técnico Bruno Lopes fez 21 a 7 na parcial, indo para o intervalo com 38 a 30 na contagem total.
Só que em um jogo do sub-22 a oscilação é constante e o terceiro quarto mostrou bons momentos dos dois times. O Vasco recuperou a força ofensiva e o Caxias reagiu na reta final. Com a troca de liderança durante o quarto, o jogo foi para a sua reta final com a diferença reduzida: 61 a 57 Caxias.
Na hora da verdade, pesou em quadra a experiência do armador Matheusinho, que disputou o NBB pelo Pato-PR e atuou pelo Flamengo. O jogador comandou o Vasco em uma nova reação, fechando a partida com 32 pontos e 11 rebotes. Nem mesmo a grande atuação de Shaw, com 22 pontos, e da dupla Elias e Gabriel, ambos com 15, foram suficientes para reconduzir o Caxias para a dianteira do placar. Nos minutos finais, ainda com o placar apertado, uma bola de três de Euller fez o Vasco se distanciar. Sem o mesmo aproveitamento do perímetro, a equipe caxiense não conseguiu reagir, mas saiu de quadra aplaudida pelo bom espetáculo apresentado em Santa Cruz do Sul.