O ano de 2022 tem se apresentado com enormes dificuldades para o Juventude no Campeonato Brasileiro. Faltando uma rodada para o término do primeiro turno, o Ju tem apenas duas vitórias e está na lanterna da competição. O aproveitamento em 18 jogos é de 24,1%. Com esses números, o Verdão tem uma campanha pior do que em 2007, ano que foi rebaixado à Série B.
Naquela temporada, em 18 jogos, o Ju tinha 16 pontos e assim terminou o primeiro turno em 2007. Agora, tem 13 e até pode alcançar o número daquela oportunidade, se vencer o Ceará no próximo domingo (24), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, na última rodada do primeiro turno. Em 2007, a competição também foi disputada com 20 clubes.
Após um começo ruim nesta ano no Brasileiro, o Juventude demitiu o técnico Eduardo Baptista do comando da equipe. Com ele, o Ju teve 27,4% de aproveitamento em 17 partidas, entre Gauchão, Copa do Brasil e Série A. Agora, com Umberto Louzer, em cinco jogos, nenhuma vitória. A campanha é de apenas 20%.
— Temos trabalhado. Deixamos escapar alguns resultados, principalmente nas duas partidas que antecederam o Flamengo. Temos que continuar trabalhando, olhar para dentro. É um momento de unidade e ser fortalecer como conjunto para voltar a vencer — avaliou o técnico Umberto Louzer.
Em 2007, ano do rebaixamento alviverde, o Juventude fez no primeiro turno 19 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e 11 derrotas. O aproveitamento foi de 28,1%. Nesta temporada, o Verdão ocupa a lanterna e não vence há nove partidas (mesmo número da pior sequência sem vitórias em 2007).
Mesmo com um cenário ruim e de extrema dificuldade para vencer, o discurso do Juventude é de manter o trabalho e buscar dignidade na continuidade do Brasileirão.
— Primeiro, respeito com a instituição, comprometimento com a comunidade. Dignidade pela carreira de cada um, pela oportunidade de vestir a camisa de um clube como o Juventude e buscar cada, mesmo nesse momento ruim, achar motivos para trabalhar. Temos que entregar resultados melhores — comentou Michel Alves, diretor-executivo de futebol do Juventude.
BRASILEIRÃO JUVENTUDE EM 18 JOGOS
2007
19º lugar
16 pontos
4 vitórias
4 empates
10 derrotas
29,6% de aproveitamento
2022
20º lugar
13 pontos
2 vitórias
7 empates
9 derrotas
24,1% de aproveitamento