A sequência do Juventude no Campeonato Brasileiro ganhou um fôlego. A soma dos três pontos contra o Fluminense deixa um boa perspectiva na tabela de classificação para as próximas rodadas. Em nove jogos, agora são 10 pontos somados, com duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Além disso, dois fatos inéditos podem ser valorizados. O Ju ainda não tinha vencido nenhuma partida como mandante nesta temporada na Série A. E a equipe não sofreu gol pela primeira vez em nove rodadas.
— Ficamos felizes. A gente vinha sendo muito criticado por conta dos gols tomados. Contra o Fluminense, saímos com a vitória e sem tomar gols. Isso nos dá confiança. Isso mostra que estamos no caminho certo. Era uma vitória que a gente buscava bastante pelo fator casa. A gente precisava da primeira vitória em casa e ela chegou. Nós dá confiança para o jogo contra o Athletico-PR — celebrou o zagueiro Vitor Mendes.
Nesta quarta-feira (8), o Juventude tem um segundo jogo seguido em casa. O time alviverde encara o Athletico-PR, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi. O jogo é pela 10ª rodada do Brasileirão. Uma vitória fará o Ju igualar a pontuação do adversário na classificação. Além de buscar a segunda vitória seguida, o Ju tentará repetir o feito de não sofrer gol, mesmo que ainda tenha a pior defesa da competição nacional.
Vitor Mendes e Rafael Forster formaram a dupla de zaga titular do Juventude nos últimos três jogos diante de Fluminense, Fortaleza e Palmeiras. Ao todo, no Campeonato Brasileirão, já são cinco partidas que os dois começam juntos. No ano passado, os dois disputaram o Brasileirão e eram os escolhidos para começar a maioria dos jogos. Forster disputou 31 partidas como titular e Vitor Mendes 34.
Na campanha de permanência do Verdão em 2021, o Ju tinha o fator local como fundamental, tanto que 33 dos 46 pontos foram vencidos no Estádio Alfredo Jaconi. Das nove vitórias em casa na última temporada da Série A, somente em uma o Ju sofreu gols.
— Isso é muito importante. Passa confiança para a zaga e para o ataque também. Não ser vazado, estamos mais perto da vitória. Buscamos a primeira vitória em casa, mas não podemos nos contentar com isso. Temos aí mais dois jogos em casa nessa sequência. Precisamos ter a mesma entrega e concentração — analisou o zagueiro Rafael Forster.