O técnico Thiago Carvalho, 33 anos, chega ao Caxias como atual campeão brasileiro da Série D com a Aparecidense-GO. O novo comandante foi apresentado oficialmente no início da noite desta quarta-feira (18), no Salão Nobre do clube. Antes, comandou o primeiro treinamento visando o confronto de sábado, às 15h, diante do Marcílio Dias, pela sexta rodada da Quarta Divisão Nacional.
— Agradeço a oportunidade dada pela diretoria. A grandeza do Caxias me fez aceitar. Quando cheguei aqui, me empolguei ainda mais. É algo grande e que me motiva. De fato, me dá condição de ser campeão novamente. Esse é o motivo de estar aqui. Com as condições do Caxias, posso novamente conquistar a Série D — comentou Carvalho.
No ano passado, Thiago Carvalho fez a melhor campanha geral da Série D com 13 vitórias, sete empates e quatro derrotas, 31 gols marcados e 15 sofridos. A equipe goiana teve ainda a melhor defesa entre os semifinalistas. Em 2020, também pela Aparecidense, chegou ao último mata-mata para conseguir o acesso à Série C e foi eliminado pelo Mirassol.
— Eu passei uma experiência na primeira Série D que, talvez, se criou uma expectativa e pressão muito grande. Na outra vez, consegui mudar isso e foi fundamental. Aprendemos com a experiência. Isso pode ser um fator aqui, porque tem uma pressão grande e tenho que dar tranquilidade aos atletas — disse o novo técnico grená, que completou:
— Acho que uma conquista pelo Caxias teria um peso muito maior do que pela Aparecidense. O clube de Goiás está crescendo, mas a visibilidade do Caxias é algo extraordinário, e espero muito fazer isso. Isso me motiva. Não sei se teve algum treinador que venceu a Série D seguidamente. São coisas que mexem comigo e gosto de buscar essas marcas.
Antes de iniciar a carreira como treinador, Thiago Carvalho foi jogador de futebol. No entanto, precisou parar de forma prematura. Em 2018, quando atuava pela Aparecidense, sofreu lesões no joelho e não conseguiu continuar. Além de problema no menisco, o começo de uma artrose interrompeu a trajetória dele nos gramados.
Como atleta, Thiago foi zagueiro e revelado pelo Vila Nova-GO. Também teve passagens por Cruzeiro, Ceará e Boa Esporte. Em 2012, no Cruzeiro, foram 23 jogos com a camisa da Raposa, onde foi treinado por Vagner Mancini e Celso Roth.
Naquele mesmo ano, fez o curso da CBF e recebeu a licença B para treinador. A Aparecidense ofereceu ao ex-jogador a oportunidade de ser auxiliar. Depois, assumiu o time como treinador. Agora, no Caxias, chega o primeiro desafio no Rio Grande do Sul.
— O jogo aqui no Sul é mais de força, isso é um fato. Mas eu vejo muita qualidade. Se eu gosto disso e estimular, pode chegar a um equilíbrio perfeito. Tenho uma maneira de jogar que entendo ser a melhor para vencer, e vou tentar implementar o mais rápido possível — avaliou Thiago Carvalho.
ESCOLHA
O novo treinador grená foi apresentado pelo presidente Paulo Cesar Santos. Segundo o mandatário, Thiago sempre esteve entre os possíveis candidatos ao cargo. Inclusive, após o Gauchão era um dos cogitados antes de Luan Carlos.
—O nome do Thiago sempre esteve na mesa. Foi uma indicação do João Corrêa, jovem promissor. Prontamente, junto com o Filipi Cruz, fizemos as avaliações. Escutamos, debatemos e definimos pelo nome dele. Temos que viver daqui para frente. O que passou, passou. O que importa é o que vamos construir agora — revelou o presidente do Caxias.