Uma das mudanças do Caxias para a temporada 2022 está no departamento de futebol. Além de Renan Mobarack, gerente de futebol, o clube tem um vice-presidente. Ernani Heberle é o responsável por esse cargo. Após o empate com o São José, 1 a 1, o dirigente participou das entrevistas coletivas e comentou sobre o início sem vitórias da equipe grená na temporada:
— Os resultados não atendem ao que esperávamos. A gente esperava começar bem, já no primeiro jogo e no jogo em casa, naturalmente, por obrigação nossa, seria ganhar. Isso faz com que a gente pense e converse internamente. Fazemos o papel de vice-presidente e oferecemos todas as condições para a comissão e jogadores. Evidentemente, vivemos de resultado, e sem resultado positivo a gente fica na obrigação de conversar e começar a tratar de, talvez, mudar os métodos internos e fazer alguns questionamentos que são naturais. Os profissionais que aí estão sabem que é normal.
Ernani Heberle acompanha diariamente os trabalhos realizados pelo técnico Rogério Zimmermann e sua comissão técnica. O vice de futebol elogia os métodos utilizados pelo treinador:
— É um bom trabalho e tenho observado todos os treinos. Eu posso dizer que o trabalho do Rogério Zimmermann é excelente. Ele é um profundo conhecedor de futebol e tem os conceitos modernos. É um ambiente bom e não tem a necessidade de achar que está tudo errado. Contra o Grêmio, poderíamos ter uma melhor sorte. O São José é time de Série C e qualificado que manteve a base do ano passado. O empate teve um sabor de derrota, porque saímos na frente.
Por fim, Ernani Heberle respondeu sobre possíveis questionamentos que serão feitos ao grupo e à comissão e qual será o tom dessa cobrança, se acontecer:
— A gente tem adotado, dentro do departamento de futebol, desde o início do trabalho, temos um colegiado que analisou as contratações. Se eventualmente algum jogador não estiver correspondendo, nós temos a nossa parcela de responsabilidade. Temos conduzido num ambiente de serenidade. Não vamos aumentar a pressão que já é grande. Sabemos disso e quando aceitei o desafio sabia. Isso não é algo que dificulta. Vamos conversar. Gosto de ouvir bastante e sou muito observador.