O Caxias fez o primeiro jogo da temporada no Estádio Centenário. O resultado não foi o esperado. No segundo confronto do Campeonato Gaúcho, o time grená somou o primeiro ponto no empate em 1 a 1 diante do São José-PoA. A equipe grená até saiu na frente do placar, mas sofreu a igualdade. Os dois gols aconteceram na segunda etapa. Após o confronto, o técnico Rogério Zimmermann concedeu entrevista coletiva e avaliou o desempenho na partida.
— O jogo foi parelho. Nós sabíamos que íamos enfrentar uma equipe que está montada por mais tempo e com um técnico que continua e repete o modelo de jogo. Estamos tentando aprimorar o que temos de ideia. No primeiro tempo, intercalou, tivemos alguns momentos bons, principalmente em contra-ataque. O time não estava encaixando na marcação para ter tranquilidade, roubar a bola e, a partir daí, exercer uma transição. No intervalo, espelhamos o adversário para não ter dúvida quem marca quem — disse Zimmermann, que gostou da equipe na segunda etapa:
— O segundo tempo foi muito bom. Dominamos o jogo. O time foi bem. Todo jogo estamos marcando gols, temos que aumentar esse número. Fizemos o gol, continuamos melhor e tivemos a chance de matar o jogo. Esse bom momento, não fica o tempo todo. O São José melhorou. No momento em que tivemos a superioridade, fizemos o gol e perdemos um mais claro. No momento que eles tiveram superioridade, traduziram em gol. Eles estavam tranquilos porque venceram o primeiro jogo e teve uma situação que não conseguimos nem fazer pressão no final para dar uma abafa. Depois do gol, nós não nos comportamos adequadamente.
Em duas partidas, o Caxias resolveu um problema da pré-temporada: a falta de gols nos amistosos. Contra o Grêmio e o São José foram dois gols. No entanto, ambos em jogadas de bola parada. No primeiro jogo, saiu num escanteio o gol contra. Em casa, foi de pênalti. O treinador admite a baixa produção ofensiva, mas valoriza o fato do time estar marcando gols.
— O Grêmio fez quatro pontos com dois pênaltis. Se o goleiro não faz o pênalti, o gol sairá com a bola andando. Eu combino contigo, no próximo jogo, fazermos um gol de escanteio e um de pênalti. Amistoso é amistoso. Antes a gente não fazia gols, agora estamos fazendo em todos os jogos. Agora vão cobrar que não é de bola andando. Entendo a pergunta, mas temos que ver a evolução da equipe. A produção ofensiva não está grande, mas a bola está entrando.
Nos dois primeiros jogos do Gauchão, derrota para o Grêmio de transição na Arena e o empate contra o São José. Para o treinador grená, ainda é cedo para definir em que parte da tabela o Caxias irá brigar.
— Não dá pra olhar nem pra cima, nem pra baixo. Está todo mundo próximo. Qualquer equipe que conseguir os três pontos na próxima rodada, já avança. Não estou muito preocupado com isso e sim ainda em formatar bem o modelo de jogo. Há situações que a gente só conhece na prática — finalizou.