Visando a preparação para a temporada 2022, Caxias firmou uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul para a realização de testes de VO2 Máximo. Usufruindo das instalações e dos profissionais da Universidade, os atletas grenás realizaram as avaliações que foram monitoradas pelo preparador físico João Berschorner.
Os testes de VO2, que observar a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico, ocorreram ao longo da semana e foram aplicados no Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas ao Movimento Humano da UCS.
Submetidos a exercícios de exaustão na esteira, os atletas foram avaliados buscando um conhecimento melhor sobre o desempenho individual, por meio do limiar aeróbico e anaeróbico de cada um. Os resultados dos testes são repassados para a comissão técnica do Caxias e, por meio deles, será possível monitorar e aprimorar ainda mais o desempenho dos atletas.
Até a estreia no Campeonato Gaúcho, marcada para 22 ou 23 de janeiro, contra o Grêmio, o Caxias vai realizar pelo menos quatro amistosos. Dois contra o Novo Hamburgo, um com o Aimoré e outro contra o Brasil-Pel.