O Juventude conquistou um excelente resultado na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com gols de Dawhan e Paulo Vitor (contra), o Verdão superou o Inter por 2 a 1 e pulou para a 17ª posição da Série A, com 33 pontos.
Matheus Cadorini, nos minutos finais, descontou para o Colorado, mas não foi o suficiente, embora o jogo tenha apresentado um final dramático, com o VAR verificando um pênalti para o Colorado nos acréscimos. Sendo assim, os 6.887 alviverdes presentes deixaram o Estádio Alfredo Jaconi felizes ao ver o técnico Jair Ventura conquistar sua primeira vitória no comando da equipe, quebrando uma sequência de partidas sem êxitos na competição.
O resultado ainda deixa o Ju na zona do rebaixamento, porém a apenas três pontos do Bahia, que ocupa a 16ª posição. O Tricolor de Aço ainda joga na rodada, pois enfrenta o Flamengo nesta quinta-feira (11). O próximo compromisso do Papo ocorre no domingo (14), às 19h, diante da já rebaixada Chapecoense, na Arena Condá.
Primeiro tempo intenso
Juventude e Inter fizeram um primeiro tempo de alto nível no Estádio Alfredo Jaconi, porém faltaram gols marcados. Não por falta de criação das equipes, que tiveram grandes oportunidades para marcar. Entretanto, os goleiros Douglas e Marcelo Lomba foram decisivos para a igualdade na etapa inicial. O Verdão ainda teve mais conclusões para fora, enquanto o Colorado colocou uma bola na trave.
Apostando em uma dinâmica de ataque diferente, Jair Ventura escalou o Juventude com Wagner no setor ofensivo, com liberdade para transitar entre a ponta direita e o centro do ataque, se aproximando de Ricardo Bueno. Para o equilíbrio defensivo, Jadson fechava a marcação pelo lado direito, com Sorriso pela esquerda. O Papo, que optou por uma marcação mais forte a partir do meio-campo, encontrou vantagens em jogadas pelos lados do campo, com chegadas no fundo de Michel Macedo e Sorriso.
Entretanto, as primeiras chances da partida foram do Inter, em lances em que a defesa alviverde cedeu espaços. Aos quatro minutos, Gabriel Mercado cruzou rasteiro, Carlos Palacios chutou com liberdade, mas Michel Macedo conseguiu o bloqueio. Na sequência, Rafael Forster se atrapalhou dentro da área, perdeu a bola para Mercado, que novamente serviu Palacios. Dessa vez, contudo, o chileno chutou fraco. Os visitantes ainda voltaram a levar perigo em infiltração de Maurício, que tocou na saída de Douglas, mas Juan Quintero fez o corte.
A primeira chegada do Ju foi aos sete minutos. Michel Macedo cruzou da meia direita para Wagner, que apareceu livre na área e concluiu para fora. Depois, aos 18 minutos, o Verdão uma das chances mais claras com Ricardo Bueno, que aproveitou de uma furada de Bruno Méndez e chutou de trivela, porém viu Marcelo Lomba fazer grande defesa. Lomba salvou o Inter novamente aos 36, quando Guilherme Castilho desviou um cruzamento de Sorriso e parou no goleiro colorado.
Ainda no primeiro tempo, o Inter voltou a ameaçar a meta de Douglas em duas oportunidades de Maurício. A primeira, aos 34min, foi defendida pelo goleiro do Verdão. Na segunda, aos 44 minutos, a conclusão do meia explodiu na trave direita, cruzou a área e saiu. Desse modo, apesar do volume de jogo de ambas as equipes, o placar não saiu do zero no primeiro tempo.
Com a cabeça de Dawhan
O segundo tempo começou em um ritmo mais lento em relação a primeira etapa, com as equipes encaixando melhorar a marcação e não encontrando espaços no ataque. No entanto, o cenário mudou a partir das mudanças promovidas pelos técnicos aos 15 minutos. Wescley renovou a energia do ataque do Juventude, enquanto o Inter perdeu em criação com a saída de Maurício.
Melhor no jogo, o Ju conseguiu abrir o placar em uma jogada que já se caracteriza como uma das principais da equipe no Campeonato Brasileiro, na conexão aérea de Guilherme Castilho e Dawhan. Em cobrança de falta de Castilho, o volante conseguiu antecipar a marcação colorada e cabeceou no ângulo, sem chances para Marcelo Lomba, fazendo 1 a 0 para o Juventude.
De imediato, entretanto, o auxiliar Rodrigo Henrique Corrêa marcou impedimento de Dawhan. Contudo, após dois minutos de angústia na verificação do VAR, o gol foi confirmado, pois o volante estava em condição legal.
A abertura do placar elevou o ânimo alviverde, que cresceu na partida. Por outro lado, Diego Aguirre tentou com mais substituições recuperar a sua equipe, mas não conseguiu. Sendo assim, a cartada final chegou aos 40 minutos. Em jogada pela ponta esquerda, Sorriso foi na linha de fundo e cruzou rasteiro, buscando o centroavante Ricardo Bueno. No meio do caminho, na tentativa de corte, o lateral colorado Paulo Victor mandou para o gol, marcando contra a própria meta o segundo gol do Juventude.
O jogo reservou emoção para os minutos finais e, aos 42min, o centroavante Matheus Cadorini venceu a defesa alviverde e descontou de cabeça, concluindo um cruzamento de Paulo Victor. O tom dramático foi mantido quando o VAR verificou um pênalti para o Inter nos acréscimos, mas o lance não foi marcado, e o Juventude garantiu a vitória.
Ficha Técnica
Juventude 2 x 1 Inter
Campeonato Brasileiro Série A - 31ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 10/11/2021
JUVENTUDE
Douglas; Michel Macedo, Quintero, Forster e William Matheus; Jadson, Dawhan (Paulo Henrique, 30/2º) e Guilherme Castilho (Ricardinho, 42/2º); Wagner (Wescley, 16/2º), Sorriso e Ricardo Bueno (Capixaba, 42/2º). Técnico: Jair Ventura
INTER
Marcelo Lomba; Mercado (Boschilia, 26/2º), Bruno Méndez, Cuesta e Paulo Victor; Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso (Johnny, 16/2º); Edenilson (Matheus Cadorini, 36/2º), Palacios (Heitor, 36/2º) e Mauricio (Gustavo Maia, 16/2º); Yuri Alberto Técnico: Diego Aguirre
Gols: Dawhan e Paulo Victor, contra (Juventude); Matheus Cadorini (Inter)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (quarteto fluminense).
Cartões Amarelos: Gabriel Mercado, Edenílson, Dourado, Yuri Alberto (Inter), William Matheus, Quintero (Ju)