O Caxias do Sul Basquete encara na noite desta sexta-feira (19) o final do primeiro "ciclo" de jogos do Novo Basquete Brasil (NBB). Em Campina Grande-PB, contra a Unifacisa, os comandados do técnico Rodrigo Barbosa buscam a quarta vitória na temporada e a volta dos 50% de aproveitamento no início da competição, perdido com a derrota para o Fortaleza/Basquete Cearense na quarta-feira passada.
Depois do enfrentamento na Paraíba, o time caxiense terá cerca de duas semanas até voltar à quadra, quando recebe o São Paulo, no dia 4 de dezembro. Até por isso, um triunfo contra a Unifacisa fará desse período de descanso e treinos ainda mais leve para encarar o ciclo de fim de ano do NBB.
Mesmo nas derrotas, o Caxias Basquete apresentou um nível de competitividade. Apenas no revés contra o Flamengo o placar foi de mais de 10 pontos para o rival (13). O bom desempenho em todos os setes confrontos é o combustível do time para tentar mais uma boa atuação na Paraíba, acompanhada, preferencialmente, de mais uma vitória.
Ainda faltam 24 partidas para o final da fase classificatória, mas a regularidade do Caxias Basquete no NBB dá indícios de que a temporada 2021/2022 poderá trazer ainda mais feitos históricos para a equipe gaúcha. Vencer a Unifacisa, por exemplo, pode ser mais um. Nos dois encontros entre as duas equipes na temporada passada - os únicos até hoje -, os paraibanos vencer ambas. Essa sexta-feira pode ser a quebra de mais uma marca.