O Caxias do Sul Basquete sofreu a sua quarta derrota no NBB. Atuando no Ceará, a equipe caxiense começou melhor a partida, mas não conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do Fortaleza/Basquete Cearense, que foi melhor a partir do terceiro período e fechou o jogo com 94 a 85. Na próxima sexta-feira, o time gaúcho tem outro compromisso no Nordeste, desta vez na Paraíba, às 19h, contra a Unifacisa.
Mesmo atuando fora de casa e encarando o calor nordestino, o Caxias Basquete sentiu-se confortável no primeiro quarto. A equipe de Rodrigo Barbosa largou na frente do placar e, com grande atuação de Pedro Mendonça, que teve 100% de aproveitamento nos arremessos e anotou 10 pontos, chegou a abrir 23 a 11. Na reta final do período, os donos da casa melhoraram no ataque e reduziram a diferença. Mesmo assim, o time caxiense fechou os 10 minutos iniciais com 26 a 17.
A segunda parcial mostrou a equipe cearense mais eficiente nos minutos iniciais e tendo como referência um velho conhecido do Caxias. O ala Pedro Teruel, que defendeu a equipe gaúcha na última temporada, saiu do banco para comandar a reação do Fortaleza, que empatou o jogo em 38 pontos e logo na sequência virou o placar. Os ataques mantinham a vantagem dos dois lados da quadra e, após um pedido de tempo do seu treinador, o Caxias retomou a dianteira. Porém, faltando menos de 20 segundos, Davi assinalou os dois pontos que definiram a vantagem dos cearenses no intervalo: 47 a 45.
No retorno dos vestiários, o Caxias voltou melhor e virou o placar. Com participações efetivas de Wesley Sena e Eddy, principal cestinha da equipe no confronto, o time chegou a ter seis pontos de vantagem, com 59 a 53. Só que a alegria dos visitantes durou pouco. Sem conseguir manter o mesmo ritmo e vendo o adversário com ótimo aproveitamento nos chutes de longa distância, o time caxiense viu o Fortaleza retomar o controle do placar. Mais uma vez, os ataques predominaram e o placar alto se manteve: 72 a 66 para os donos da casa.
Os 10 minutos finais foram de controle da equipe do técnico Flávio Soares. Em busca da primeira vitória no campeonato, o Fortaleza soube dosar melhor o ritmo do jogo e coletivamente mais forte, não deu brechas para a recuperação do Caxias. A dupla Davi, com 20 pontos, e Holloway, com 19, foi determinante para o bom desempenho, e nem mesmo os 26 pontos de Eddy na partida foram suficientes para que os gaúchos tentassem a virada.